Costa Crociere Training

Acabou o meu Costa Training! Fui aprovado assim como toda a minha turma!
Foram seis dias muito pesados, onde aprendemos em pouquíssimo tempo e ainda fomos avaliados em quatro provas. Detalhe: as matérias dadas todas em inglês. Foi uma experiência interessante. Senti que se ficasse mais uns dois meses naquele ritmo melhoraria muito o meu inglês, uma vez que neste curso o vocabulário é mais formal, com palavras que normalmente não usamos em nossas conversations.

Inicialmente, obtive muitas dicas do blog da Celina, o Costa Magica Photo Shop, de uma fotógrafa que embarcou recentemente pela Costa e postou sobre a experiência deste treinamento, que todos têm de fazer antes de atuar na companhia.

Dentre as inúmeras dicas, a principal que eu repito é que realmente não há muito segredo para se dar bem nas quatro provas. Por serem todas de múltipla escolha, o negócio é se familiarizar aos termos, principais tópicos e principalmente ao que o instrutor orienta que cairá na prova. De resto, cada um tem uma técnica para estudar o conteúdo, que não é pouco! Tivemos noções de como surgiu a Costa Cruzeiros, sobre políticas da empresa, sobre rotina de um tripulante, sobre assuntos relativos a preservação marítimo-ambiental, noções sobre alcoolismo e ainda sobre questões sanitárias (desde higiene até práticas para evitar epidemias por intoxicação alimentar). Normas, leis, regras, posturas, atitudes, medidas entre dezenas de outros assuntos que para quase todos nós eram novos e tiveram de ser devorados em menos de uma semana, para serem testados em avaliações. No geral, tudo o que é passado é importante, uma vez que seremos nós que teremos de atentar a todos os procedimentos, para nos darmos bem com nossos chefes a bordo e prestarmos bom atendimento.

Acordar cedo todos os dias, aguentar horas e horas de teorias, aguentar sono, conseguir assimilar zilhões de coisas novas que cairão na prova do dia seguinte, se preparar para a prova do outro dia.........uffa! Realmente pesa ao final. E senti mesmo como se fosse uma mínima simulação da vida on board, já que conhecimentos novos e pressão por resultados é o que teremos ao longo do contrato de oito meses.

O resultado, além de aprovado, é a certeza de estar numa empresa muito boa, se comparada a certas outras por aí, a qualidade é superior. Há ainda as amizades feitas, os grupos de estudo, as personagens, sem falar nas tiradas muito boas do instrutor Renato Campos. Sem falar ainda das horas vagas com o super grupo que tive, com o histórico Rhuan, a mascote Andressa [Piriquita], a séria Valéria e o pegadinha Sinvaldo. Que todos tenham em breve a sua tão esperada data de embarque! Infelizmente quando acabamos o curso cada um toma seu rumo, podendo, claro, se encontrar a bordo de algum dos 14 barcos da Costa. A vida é quem se encarregará disso.

Agora, praticamente contratado pela Costa Crociere, é esperar o chamado assim que surgir uma vaga, no meu caso, para bar boy.





4 Responses
  1. ahoy! Says:

    achei que o curso era a bordo, assim como das pessoas que conheci no STCW. bem, boa sorte e que venha logo a data! abraco!


  2. Então, amigo Marcos! Eu não sei se este curso era mesmo a bordo. Só sei que há tempos vejo uma galera fazendo antes de embarcar. MAs sei que temos um outro curso importante a bordo também (além dos drills, meetings e cia). É que a Cia puxa muito para a questão environment e sanitation...essas coisas que mantém o padrão e certificados da frota perante a Marpol.

    Abração! E que venha, sim, a data!


  3. Unknown Says:

    Eli, o pessoal da empresa ta se vendo em apuros, pois tem muita gente pedindo sign off, mas a gerencia ta pedindo para nao pedirem demissao, e pedem uma semana para que eles vejam que as coisas vao mudar...
    Vou dizer que isso aqui é uma bagunça... mas fazer o que... agora é aguentar os meses de contrato...

    gutoaomar


  4. Ah, tá, agora entendi! Obrigado por responder, amigo!
    Estou sempre lá acompanhando as tuas aventuras! E que venha a minha em breve!!!!

    Abração!