O Crossing

Navegacao, 17h30

(Enquanto eu postar por este computador, nao utilizarei os acentos que vinha usando, pois ele esta codificando de forma errada na hora de publicar)

Apos um tempo feio ontem na ultima parada em Montevideo, com chuva e ventos fortes, estamos num dia bonito de sol em alto mar, no primeiro dos dois dias de navegacao, com ondas levemente agitadas, rumo ao Rio de Janeiro, depois de amanha, dia 24.

Como disse antes a net normal (para blog, orkut, msn, etc) aqui e muito cara, quando entro e so para ver bem rapido os recados e saio. Diferente deste servico que encontrei aqui, onde posso mandar email para uma pessoa cadastrada (no meu caso, mando para o blog).

Como disse (tambem) antes, estamos em 'crossing' (travessia) para a Europa e ja vemos muitos alemaes, suicos, franceses e ainda os argentinos a bordo. Agora nos alto falantes temos mensagens sempre em italiano, ingles, alemao, frances, espanhol e portugues(!!!). O que muda? Algumas sutilezas que acabam fazendo a diferenca. Costumamos dizer que antes era pobre atendendo pobre, pois muitos pediam por pedir, ou eram do tipo que iam no bar depois da meia noite para pedir cafe. Tudo bem, tudo bem, cada um toma cafe a hora que quer (mas num bar de cruzeiros???). Coisa de latinos (brasileiros, inclusive).

Diferente dos latinos, os europeus costumam conhecer cruzeiros, seus servicos e sao mais exigentes quanto a prestacao deles. Resumindo: nao sao do tipo que somente porque estao pagando tem de ficar ate altas horas no bar consumindo, baguncando, pedindo e etc. Isso significa menos trabalho para nos. Um exemplo e o bar onde trabalho e o qual tenho de fechar todas as noites. Desde o inicio do cruzeiro de 'crossing', antes de ontem, na Argentina, consegui sair do bar beeeem mais cedo do que antes, pela primeira vez desde que entrei aqui. Antes quando dava meia noite, quando tudo deveria comecar a amenizar, comecava a festa e o pessoal ficava bebendo ate o bar fechar. E quando fechava a gente ficava ate mais tarde limpando tudo para o dia seguinte. Agora, neste mesmo horario o movimento diminui e conseguimos sair umas 1h30 ou 2h ao inves de 3h ou quase 4h!

Tenho conseguido ligar para casa quase toda semana, com um cartao telefonico para tripulantes de 10 dolares, que da para falar por uma hora. Compensa e muito, pois podemos falar de qualquer lugar dentro do navio e nao custa tanto. Normalmente ha um intervalo de segundos ate que a voz chegue do outro lado, complicando a conversa, mas o meu pai ja dominou a coisa, ne pai??

Desde que cheguei, tenho tido 'boat drill', que sao treinamentos e instrucoes de seguranca, tudo que ja vimos em terra, mas que eles fazem questao de passar e reforcar. Ao final ganhamos certificados e podemos usar no curriculo.

Os dias tem sido repetidos, mas ainda estou tranquilo e ainda nao passou pela cabeca desistir. Digo isso, pois vejo muita gente saindo e abandonando sem nem dizer tchau.

Um dos meus maiores problemas ainda e a lingua. Principalmente o ingles falado por asiaticos. Grande parte dos erros que cometo e por causa de mal entendidos quando meu chefe filipino pede algo e eu, achando que entendi, vou e faco outra coisa que nao foi a que ele pediu. Isso tem me tirado a paciencia, mas eles mesmos entendem e dizem que isso e questao de tempo, para acostumar o ouvido.

Para os bar boys que esperam ai e pedem por detalhes...
Minha rotina e sempre a mesma, da tarde para a noite, enquanto a rotina do outro bar boy e da manha para a tarde. Chego 12h e nao tem quase movimento, pois ou todos estao visitando a cidade em que o barco para ou estao tomando sol na piscina. Entao costumo sair da pantry (algo como cozinha, mas no sentido de bar e nao restaurante), e vou atender alguns passageiros. Mas esta nao e minha funcao propriamente dita. Entao, volto para a cozinha e limpo paredes (todas em metal), no sentido de tirar manchas e manter tudo limpo. Nisso coloco copos na maquina de lavar, reponho na frente e acabo as 4h da tarde (folga).
Volto as 7h e o trabalho comeca a pesar mais. Tenho de preparar um trolley (carrinho) de bebidas digestivas que serao oferecidas mais tarde no resturante. Sempre vou com um waiter (garcom) na escala e enquanto eu preparo os copos, ele sai oferecendo o digestivo.
Depois volto e faco o servico de manter copos limpos e repostos no bar.
Mas tenho muitos outros servicos, de acordo com o dia e com a programacao. Quando tem festa do capitao, vamos servir champanhe e canapes, entre outras coisas.

Desde que cheguei minhas maos tem ficado muito ressecadas, pois eu estava manipulando cloro sem usar luvas e fiquei com a mao toda rachada e abrindo feridas. Agora estou conseguindo contornar isso, nao metendo a mao no balde de cloro sem luvas. Para limpeza aqui usamos apenas o sistema 'three bucket system', coisa que vemos no curso e vemos na pratica aqui no barco. Bar boy usam muito esse sistema. Tudo o que precisa ser limpo deve ser feito em tres etapas:

1-balde vermelho (wash-lavar/ensaboar): lavado com uma bucha em agua quente e sabao liquido especial daqui.

2-balde cinza (rinse/exaguar): apenas agua morna e limpa com um pano amarelo, passamos ate tirar todo o sabao da lavagem inicial;

3-balde branco (sanitizing/sanitizar): com agua fria e uma quantidade de cloro em comprimido, para passar em tudo o que foi enxaguado e secar, sanitizando tudo.

Para quase tudo usamos isso, paredes, mesas, pia, teto e etc, pois tudo e metal aqui.

Sempre escrevo demais nao??

Espero achar uma net boa em terra, quem sabe no Rio, ja que nao vou poder ir ao Cristo, pois e muito longe do porto e custa R$ 70 para subir (a nao ser que voce tenha um comprovante de residencia para pagar suuuper pouco (foi o que ouvi).

Ate mais.
Comentem.
Deixem noticias.
Prometo resposta sempre que possivel!
Ciao.

13 Responses
  1. amigo.... o valor pra visitar o cristo e de 36 reais..vc vai ate la e e melhor ir de bondinho..e bem legal..se der pra ir , aproveiteeeeeeeee....naum e 70 naum...


  2. Anônimo Says:

    Oi, my love!
    Fico feliz em ter notícias suas... Estou sempre acompanhando a sua jornada...

    Espero que você esteja aproveitando bstante e tenha muita shistórias pra me contar quando voltar.

    Morro de saudades sempre!!!

    Smaaaaaaaaac!


  3. Pow, Barbara! Valeu pelo toque, entao! Verei aqui no mapa e tentarei sim ir, entao! Aqui se ouve muita coisa e disseram que o valor poderia ate passar de R$ 70 reais! Verei isso amanha, quando chegarmos la!

    Bah!!
    Que saudades tambem! E pensar que estava ao seu lado quando recebi a noticia de que iria embarcar e agora estou aqui...de um lado o mar e de outro o computador...
    Apesar de parecer um peso a cada dia...terei de resistir e ir ate o fim!!
    Beijo!
    Beijao!!!


  4. Marcelo MCL Says:

    eaee ali.. ta ficando massa teu blog.. eh bom saber da rotina de barboy antes de ir.. ja q as datas aqui estao foda.. heheheh.. boa sorte ai cara.. nos vemos por ai.. abraçao..


  5. Ives Nelson Says:

    Olha que grande amigo eu sou! Você embraca e eu nem lhe desejo Boa Viagem! Estivesse sumido por um loooongo período para organizar minha vida este ano (que está beeem atarefada)... Mas vim aqui especialmente lhe desejar uma boa viagem meu amigo, e porque não bom trabalho! Que as experiências que você vai viver lhe inspire cada vez mais neste seu jeito amável de ser. Fortíssimo abraço!


  6. Ei, Marcelo!!
    Espero que a tua espera esteja prestes a acabar, viu?
    Valeu pela visita!

    Ives! Quanto tempo! Eu tambem andei com tempo muito corrido...voce deve imaginar! Obrigado e venha sempre que possivel ao bbb! ahaha


  7. Unknown Says:

    Ai elii! estou sempre acompanhando teu blogg... massa mesmo brother.
    bom saber que você se adaptou rápido.
    na verdade tem um ditado que fala, "você se molda quando é necessário ou quando precisa" rsrs
    na verdade eu também nunca tive dificuldades para me moldas nos meus empregos(e olha que já foram muitos) haha
    quando nao se ganha de mao beijada é muito melhor!
    mas ei, nao tens como dar um pulo no recrutamento paradar um look nas saídas dos barboys ? rsrs
    é isso Eli! abração!

    CIAO


  8. Carol Binato Says:

    Eliiiiiiiiiii

    Saudades amigo. Sempre passo por aqui para saber como anda sua rotina marítima!!
    Todos aqui estão com saudades, mas felizes em ver que vc está realizando seus sonhos!
    Continue mandando notícias!!
    Beijos
    Carol


  9. Carol Binato Says:

    Passando para deixar a minha mensagem de saudade!!!! hahahahaha
    Beijocas marujo!!


  10. Unknown Says:

    HEeeeeeeeeeeeeeey
    que gostos ver seus "contos"....Consigo abstrair esses momentos tao particulares que voce descreve...o fato dos dias serem "iguais", a escolha por dormir ao invés de sair".
    Mas tem um lado tao bom nisso tudo.....que acho q soh sentimos qdo acaba. Por isso nao conte os dias...viva cada um, intensamente.

    Fiquei feliz de ver q esta indo tudo bem.
    Forza!


    Bacci


  11. Oi Janio (acho que foi voce quem comentou acima, certo??). Sobre quem vira nem sei dizer, cara. Perguntei, mas eles nem tem esta informacao ainda, pois depois que deixamos o Brasil, muitos brazucas estao sendo transferidos, como eu tinha colocado aqui no blog. Muitos vao para um barco que eu nao lembro agora, que fara em 2010/2011 o Brasil tambem, entao os brazucas vao para la para "prepara-lo" para a vinda no verao. So sabemos que muitos sairam daqui, entre eles uns cinco barboys eu acho, mas nao sabemos quem vai substitui-los (se algum estrageiro vindo de outro barco ou um brazuca novato em terra).

    Carolllllllll, minha companheira de mesa no Gazeta! Que saudades da rotina dai! Comparada a rotina repetitiva daqui, estar ai eh estar no PARADISE! Acredite!! E muito, muito importante receber este apoio de pessoas tao especiais como voce, Carol! Diga a todos que vira e mexe lembro de cada um aqui, quando comparo o fechamento do bar ao fechamento do Gazeta! A diferenca que no lugar do Edu, tenho um filipino, dizendo "Adiamo, Eli", me apressando em italiano ahahhahahah

    Pow, MArcelle!!! Saudades de ti! E aquele adeus nem pude dar! aahhah Tentei falar com voce antes, mas nem rolou, tentarei depois, daqui! Bacio e adorei ler tua mensagem no cadernoooo!! Beijo e valeu pela ideia inicial e pelo apoio ate hoje, quando o esforco se concretizou!!

    Beijo a todos e abraco a todos tambem!!!


  12. Nica Arteira Says:

    Ola Eli, vc não me conhece..rs. Conheci seu blog por acaso, quando estava procurando informações sobre cruzeiros. Fiz um (o primeiro) agora no mês de janeiro, junto com marido e filho, pela MSC. Desde então tenho curiosidade de conhecer a vida das pessoas que trabalham nesses hotéis flutuantes. Seus posts estão muito legais...continue dando notícias que estou sempre acompanhando. Resolvi comentar porque vc pediu tanto que as pessoas comentassem (rs...). Seja feliz.


  13. NICA! Obrigado pelo comentario! Comentarios sao sempre bons, sobretudo quando se esta tao longe! So peco perdao pela sempre falta de acentuacao e sinais do protugues. O teclado e internacional. O cruzeiro que voce fez foi bom??! MSC seria a primeira companhia que eu ia trabalhar, mas nao rolou!
    Beijo e volte sempre que quiser!