Por onde andei, parte 2

Terceiro dia de navegacao rumo a Espanha, 16h30 (14h30 no Brasil)

Continuando os roteiros por onde passei...

Punta Del Este, Uruguay. Conheci Punta logo depois de Montevideo. Apesar de fazer parte do mesmo pais, Punta tem algumas diferencas. Logo na chegada, temos de desembarcar em lanchas, pois nao ha porto. O cais tem umas linhas pedregosas, onde homens e seus filhos costumam ficar pescando, ou pelo menos tentando...
Depois do cais, na entrada da cidade (que ja e o centro) vi um visual bem diferente do que eu imaginava para uma capital do Uruguai. As casas nas ruas de frente a praia sao muito parecidas com casas tipicas de filmes e seriados americanos de surfistas. Garcas, cadeiras de praia de madeira e pessoas vendendo artigos como cangas, roupas chapeus de praia. Apesar de ser cercada de praia, nao se ve muita gente curtindo a praia, de fato, talvez porque era dia de semana. Vi pessoas vestidas e calcadas, conversando sentados na grama, cadeiras das praias ou sentados em cangas na areia, apenas curtindo o visual para bater papo entre amigos. Nao achei nada demais da cidade, apenas as casas ricas tanto no centro, quanto na orla, como eu disse antes, parecidas com filmes, isso realmente chama atencao. De resto sao casas de cambio, lojas de grife, bancas de jornais e etc. Em uma das praias conheci ainda um monumento famoso do local, com cinco dedos de uma mao aberta que sai da areia da praia - 'La mano de Dios' (tenho de checar sobre isso, mas acredito que seja sim um monumento alusivo a mao de Deus).
Uma outra coisa que me chamou atencao foi eu ficar parado na rua sem semaforo, para atravessar, enquanto um senhor numa moto ficou me encarando. Percebi que ele me esperava para atravessar a rua!!! Quase nao ha semaforos em Punta, pois os pedestres assim que pisam na pista tem o direito de passar...que coisa,nao??
Voltei com algumas fotos, mas sentindo falta de coisas mais simples ou mais peculiares da cidade, que nao fossem predios do Mc Donalds ou do banco Itau (sim, achei em todos os lugares que fui (no Uruguai e Argentina uma agencia do Itau, o meu banco).

Buenos Aires, Argentina. Fazia dois cruzeiros que queria passar por Buenos, mas nao consegui. Por se tratar de cidade de embarque e desembarque, isso significava que a noite anterior havia sido cansativa por demais, uma vez que eram argentinos curtindo a ULTIMA noite no navio, o que significava ficar ate tarde esperando todos sairem do bar. Mas na ultima passagem decidi ir, pois ali nao voltariamos mais neste ano. Gostei da cidade, conhecida e tao falada pelos brasileiro. Visitei de cara uma praca panoramica que era antigamente um forte militar. La ha monumentos com lindas estatutas em homenagem aos combatentes da guerra, acredito que nas Malvinas (tenho de pegar os dados corretos depois, quando for postar as fotos). De la do alto vemos uma boa parte de Buenos.
Minha intencao era chegar na famosa Casa Rosada. Sem perguntar a ninguem sai andando sozinho e eis que encontro a Casa. Como foi facil. E olha que andei muito, sempre prestando atencao por onde se ia para, claro, saber por onde se devia voltar. Normalmente vou deixando pedras imaginarias no caminho, para segui-las na volta. Antes da casa, vi edificios COLOSSAIS, todos em vidros lindos que deixam qualquer um parado por pelo menos dois minutos para observar. Entre as super empresas, vi um logo da Microsoft acima de um arranhaceu.
Como foi bom ver que eu havia enfim achado a Casa Rosada, onde Eva Peron tanto discursou, antes de ser a famosa Evita de "Don't cry for me Argentina".
Estava sozinho e quando isso acontece, fico olhando a procura de algum turista confiavel para que faca fotos minhas. Puxei um "Puede sacar una fotografia, por favor?", quando a menina e seu namorado respondem "Voce e brasileiro ne?", dai a coisa ficou mais facil. Eram turistas do sul do Brasil que visitavam a Argentina. Eles estavam ha dois dias la e a noite veriam um show do Alejandro Sanz (nao sei se e assim que se escreve). Trocamos figuras e ainda pudemos pegar uma visita guiada na Casa, toda em Espanhol. Conheci pavimentos, escadarias em marmore e salas de reunioes impotantes do governo argentiino. Vi a sala das mulheres argentinas homenageadas, entre elas, Evita.
Finalizei fazendo uma foto da sacada onde Evita discursava, imagem conhecidissima daquela mulher linda, vestida muito bem, de coque no cabelo e de gestuais grandes. Na praca de frente havia uma multidao gravando um filme naquele domingo, de estabelecimentos fechados e mendigos dormindo em frente a eles, em uma manha antes do meio-dia.
Esta visita foi de certa forma especial, pois ali vi quao facil e explorar uma cidade nova, de um pais novo, tudo desconhecido!!! Vi que nao ha o que temer, basta ter a cara de pau de sair e prestar atencao, para depois saber voltar. De resto e se comunicar, para chegar onde ser quer. Fiquei mesmo impressionado de estar na Argentina e ter podido andar sozinho, sem qualquer referencia e encontrado pontos interessantes, somente pelas placas e as vezes por alguma informacao de um morador local.
E que venham mais cidades a explorar. Continuarei a postar depois com impressoes das cidades do Nordeste.

Ontem foi niver do meu irmao menor, matei os cinco minutos depois do jantar que seria para escovar os dentes e liguei rapido em casa, falei com meu irmao Jefferson e dei os parabens a ele, dizendo o quanto o amava e a falta que sentia dele e de todos.
Aqui, tudo se repete, mas estou me encontrando. Um monte de amigos meus desisitiram do barco antes deste sair do Brasil. Muitos deles. Eu nem penso nisso. Ralei egastei muito para chegar e desistir. Mas, nao posso julgar os outros, cada um no seu limite e eu no meus objetivos!

Ah, aqui teve um casamento gay outro dia. Um garcom brasileiro do restaurante com um animador italiano. A festa foi no crew bar, bar onde os tripulantes se divertem a noite, depois do trabalho. Aqui a coisa eh mais tolerante quanto a diversidade num geral (culturas, etnias, orientacao sexual etc etc etc). O padre a bordo realizou a cerimonia (simbolica, claro [pois o Vaticano nao aceitaria, em terra, tal uniao])...
De resto, tudo na mesma...se repetindo sempre. Mas o clima eh bem melhor do que quando estavamos com cruzeiros para argentinos apenas. Agora, com europeus o trabalho eh menor. Bom para nos.
Todos que me veem, se surpreendem por eu continuar a bordo, em meio a tantos novatos que vieram depois de mim e desistiram. Eles dizem sempre o mesmo: "voce veio numa epoca boa, onde nao tem de aturar turistas brasileiros, que nao consomem muito, mas dao muito trabalho. Agora, na Europa, tu ganha mais, trabalha menos e ainda conhece lugares loucos". Entao ta, ne??? ehhehe

E vamo que vamo. Sabado, Tenerife, na Espanha, onde todos compram eletronicos, pelo preco muito bom. Eu, que nem meu primeiro salario recebi ainda, nao poderei fazer muito alem de conhecer a cidade, apenas. Depois, dia seguinte, domingo, Funchal em Portugal. Quero conhecer o maximo que puder la, pois adoro o lugar, o sotaque e a musica portuguesa! Depois, terca-feira, Malaga, Espanha e por ai vai...depois posto a lista dos lugares!

Volto mais tarde ou amanha, talvez...
Ciao!

Marcadores: , | edit post