Chegadas e partidas

Dubrovinik - Croacia, 16h (11h na terra verde e amarela)

A epoca e de transicao. Desde que passamos pelo tao falado crossing, quando deixamos o Brasil rumo a Europa, sabiamos que muitas mudancas viriam. Inspecao de setores toda a semana, quando temos de fazer uma limpeza GERAL de onde trabalhamos e principalmente a tranferencia de brasileiros para outros navios. Muitos brazucas pediram para sair antes mesmo de atravessar o oceano, pois quem pede sign-off paga a passagem de volta, algo como se fosse a multa recisoria do emprego em terra. Agora que tudo esta estabilizado na Europa, chegaram as transferencias dos brasileiros. A ultima leva sai amanha, em Veneza. Muito menos brasileiros no bar e muito mais Filipinos, muito mais mesmo. Alem disso, um colega aqui pediu para sair tambem. Ele e de Sao Vicente, perto de minha casa. Poblemas de familia o fizeram desistir do barco, faltando apenas dois meses para ele acabar o contrato. Impressionante mesmo, mas nem julgo aqui sobre isso. Mas entendo as vezes porque que brasileiro nao e valorizado a bordo. Valorizado eu digo no sentido de ter cargos altos, promocao e etc. Como investir num brazuca que sequer termina seu primeiro contrato??? Realmente os filipinos tem algo a mais no quesito frieza. Mas todos me dizem que nao e facil para eles. Uma caracterisca diferente e que a grande maioria deles, sejam jovens ou mais velhos, sao casados. Tem cara que casou e duas semanas depois entrou no barco (!!!). O que sei e que se a rotina era pesada, agora fica um pouco mais, pois sao menos brasileiros para conversar. Estou me dando bem com a maioria dos filipinos que entraram, mas e diferente dos brasileiros. O chato e que eles ficam falando o tempo todo no idioma deles. Outro dia um deles ate falou "agora e a nossa vez de dominar", no sentido de que na temporada brasileira eram muuuitos brasileiros a bordo no bar e agora esta tudo misturado, com brasileiros sendo transferidos e outras nacionalidades sendo chamada. Quanto aos novos brasileiros, talvez serao chamados depois de outubro, quando comeca de novo a temporada brasileira. Dizem muita coisa por aqui, dizem que este verao o Victoria nao fara porto do Brasil, mas outros dizem que sim. Ainda nao chequei.

Vendo tudo isso acontecer e sentido cada vez mais o peso da rotina, penso SERIAMENTE em nao retornar para um possivel segundo contrato. Para isso nao quero gastar quase nada do salario. Mas se no final o dinheiro valer a pena, quem sabe....

Meu parceiro de cabine vai embora tambem amanha! Viva. E o indiano que nao fala comigo. Ele e bom, mas simplesmente nos ignoravamos na cabine. Amanha mesmo vira um novo garcom que dividira cabine comigo. Na lista no nosso bar esta escrito que ele e indiano, mas ele nao e: sera um peruano! Acho melhor, pois ate entao eu tinha de conviver com o cheiro forte do rapaz. Dizem boatos que quanto mais o homem for fedido, mais macho ele e. Que coisa nao?! Veremos como sera este peruano...

Nesta cabine nova nunca mais tive problemas de pesadelos. Sim, pesadelos. Acho que nao cheguei a dizer aqui, mas antes na primeira cabine, dormiamos em beliche, eu na parte de baixo. Havia uma cortina que fechava em toda a cama, para ter mais privacidade e nao ser incomodado a noite. O fato e que quase toda noite eu tinha pesadelos sobre estar perdido dentro de um corredor, sem porta, janela e teto baixo, quando eu dava uns berros, derrubava coisas ai eu me tocava que estava dentro da minha cama...enfim, coisas doidas de um mundo louco....

Veneza sem mascaras??

Veneza, 17h (12h no Brasil)

Ciao


Hoje estive pela primeira vez em Veneza. Da outra vez acordei, olhei o relogio e voltei a dormir. Louco, nao, acordar em Veneza e preferir dormir? Mas e assim. E e com isso que temos de ter cuidado, pois aqui as coisas se tornam um tanto quanto rotineiras/comuns/repetidas/banais. Mas depois que voltamos para casa rola aquele arrependimento de ter tido a oportunidade de conhecer a cidade, mas nem desceu. Enfim, decidi descer sempre e quem sabe conhecer a fundo cidades como Veneza. Afinal, como coloquei antes, faremos o MESMO roteiro ate o fim do ano. Entao, todo o sabado estarei eu em Veneza.

Bem, a cidade e perfeita. Nessa primeira descida de pouco mais de duas horas, em meio a uma garoa, pude ver uma cidade bem pequena, que inspira romantismo e e irreconhecivelmente italiana. Realmente a cidade vive sob as aguas (nao que eu duvidasse disso, mas e uma caracteristica marcante. Para tudo se usa barco, canoa e afins. NADA DE CARRO! Automoveis mesmo somente na entrada da cidade, assim que se sai do porto. Ponte, pontes e mais pontes e o que se ve por aqui, por cima do rio, a altura egrande, para diferentes tipos de lanchas, de passeio e de servicos. E engracado ver barcas descarregando produtos em lojas, com a embarcacao estacionada na margem da calcada e os funcionarios tirando as caixas, como fazem no Brasil, porem com caminhoes. Logo na entrada de Veneza propriamente dita vi uma enorme ponte toda em forma de escada, onde o trafego de turistas e GRANDE. Imagine algo parecido com aquela ponte da Aparecida do Norte, mais o caos do Terminal Tiete. E isso que senti. Pessoas levando malas na escada, muita, mas muita gente se guiando por mapas e muitos comerciantes de rua. QUASE TODOS indianos. Se no Brasil temos muito chineses e japoneses no comercio, em Veneza a onda esta para os indianos. Comprei um guia para poder ver o maximo que eu puder de Veneza ate o fim do meu contrato.
Um amigo aqui disse na noite passada que eu devia sim ir a Veneza, mas ele so nao curtiu ver muitas mascaras nos comercios (????). Louco ele. Mas e um cara legal. Seria o mesmo que ir a Salvador, Bahia, e reclamar do excesso de baianas nas ruas. So andei desta vez. Estudarei pontos e voltarei com mais foco. Uma visita interessante que fiz foi ao templo de Santa Luzia. Pena que nao e possivel tirar fotos. No chao vi umas placas de marmore, onde estao enterrados membros da igreja de seculos atras. Me vi no livro Codigo Da Vinci, tentando traduzir os escritos em latin. Mas o que mais impressiona no templo e o corpo mumificado de Luzia. Incrivel, corpo pequenino, coberto por uma tunica, pes a mostra, bem deteriorados, mas impressionantemete intactos (fui confuso ne??). Mas pelo tempo em que la esta, o corpo esta inteiro. Somente o rosto nao e possivel ver, pois foi coberto por uma cabeca dourada, com seu rosto esculpido, semelhante aquelas mumias egipcias. Das maos de Luzia, cruzadas no peito, ficaram apenas alguns ossos, que parecem gravetos entrelacados. A visao impressiona. E e possivel ver de perto, no caixao de vidro, a menos de um palmo de distancia. Impressionante!

Estive ontem em Dubrovinik, Croacia, onde conheci uma cidade antiga, cercada por um imenso forte militar que contorna a cidade, num muro entre o mar e a cidade. Subi o forte, contornei ele todo, dois quilometros. Ao longo da caminhada, vi as casas todas feitas de pedra, em ladeiras de ruas tambem feita em pedras, grandes quadrados beges por toda a cidade. La nao vi muita coisa de diferente, mas as fotos ficaram legais. Pelo que vi por la. Dubrovinik foi a unida cidade croata a nao ser dominada, numa guerra com a Italia.

Aqui, a ultima remessa de brasileiros vai embora, transferidos para outro barco. Novos chegam para substitui-los.

Me pediram para falar sobre os treinamentos a bordo.
Assim que chegamos, somos convocados para varios boat drills, treinamentos e aulas sobre seguranca a bordo, tipo aqueles que temos antes de embarcar. Todo dia sai uma lista sobre quem foi convocado para o treinamento "X" (seguranca ou meio ambiente, por exemplo), normalmente escolhido no seu horario vago. Esses cursos vao ate umas tres semanas. Nao tem erro. O quadro fica ao lado de onde todo mundo come. O chato e que sao muitos cursos e justo no horario vago.
Passados esses cursos, ha os simulados de emergencia. Eles ocorrem em TODO EMARQUE (para passageiros) e uma vez por cruzeiro somente para tripulacao. Somos obrigados a participar de todos. Ha ainda o port maning, uma escala a cada cruzeiro que indica quem deve ficar dentro do barco, em determinada descida. Entao esse tripulante nao pode sair do barco, pois, em caso de emergecia, havera sempre alguem para o apoio.

Por enquanto e isso...escrevo mais depois...

ciao, ciao
eLi

O roteiro

Depois de passarmos por America Latina e outro lugares no crossing, nesta temporada europeia, que iniciou no ultimo sabado (17/4), os cruzeiros serao sempre os mesmos ate o fim de ano. Entao, deixo aqui os lugares que o Costa Victoria estara toda semana:


Sabados - Veneza, Italia - das 9h as 18h

Domingos - Ancona, Italia - das 7h as 13h

Segundas-feiras - Navegacao (no mar)

Tercas-feiras - Santorini, Grecia - das 8h as 13h
Mykonos, Grecia - das 18h as 23h

Quartas-feiras - Pirieus, Grecia - das 8h as 14h

Quintas-feiras - Corfu, Grecia - das 13h as 19h

Sextas-feiras - Dubrovinik, Croacia - das 8h as 13h

E assim se repetira ate o fim do ano.

Ciao per tutti

Noticias da terra

Navegacao, 17h (11h no Brasil)

Ciao

Acabei de tentar ligar em casa para falar com meu pai e nao funcionou. Estou desde ontem tentando e nada...
Durante o dia consegui ligar e fiquei 48 minutos me interando das novidades da terra. Fiquei feliz em saber que a vacinacao contra a nova gripe ja e aplicada em Praia Grande e esta de facil acesso. Meu irmao disse ainda que o Santos e o melhor time do Campeonato Paulista! Contei isso aqui no navio e ninguem acreditou. Disseram que meu irmao quis apenas me agradar, hahaha. Nossa! Como o papo rola quando ligo para casa. E olha que nunca fui de ficar horas ao telefone, apenas para o basico e tchau. Mas agora e diferente, confortante, VITAL.

Pessoal, perdoem-me pelas ainda palavras sem acento e as vezes com erros de digitacao. O tempo e pouco, a maquina e estranha, mas pelo menos posso postar sempre.

Aqui, meu aniversario foi tranquilo. Um dia comum, como qualquer outro (isso e normal aqui). O primeiro a lembrar foi o Christian Canave, um filipino com quem eu me dou muito bem. Era pouco mais da meia noite, ele entrou na pantry do bar e olhou o relogio e disse que ja era hora. Cantou parabens e entao as garconetes brasileiras vieram tambem. No fim, em meio a correria de sempre pra limpar todas as coisas para fechar o bar, ganhei um suspiro (bolo) e no fim da noite ganhei uma barra de chocolate (isso e ouro aqui).

Ontem o cara mais legal do bar em que trabalho pediu pra trocar de bar. O bartender Alvin. Ele se desentendeu com aquele supervisor de quem eu costumo falar aqui. O cara e bom, mas nao tem a menor sensibilidade para lidar com HUMANOS. Eu, que nao tenho opcao, tenho de arrumar um jeito de passar, da melhor forma possivel, o meu contrato sem bater de frente com ele. Agora o Alvin, filipino com quem eu ficava o dia todo no bar e por quem valia a pena trabalhar ali, nao estara ali, para conversarmos. Chato, mas faz parte. Ele saiu para que as discussoes nao se tornem violentas demais ali, em frente aos passageiros. Quanto a mim, ficarei sem um confidente, sem um amigo proximo. O outro bartender dizem que e muito legal tambem. Vi que ele e bem tranquilo, paciente e foi gente boa comigo...veremos.

Ainda nao pude ver todos os comentarios, nem responde-los, mas farei assim que puder. Tem muita gente nova que visita o blog e isso e legal!

Andaram perguntando sobre o salario, se compensa estar aqui. Meu irmao Leandro ainda perguntou sobre o preco das coisas, se e caro ou barato. Pois bem. O salario parece realmente compensar, pois o euro ainda esta valendo razoavelmente bem no Brasil. No meu caso, bar boy, a coisa e mais baixa do que aos garcons, bartenders e outros, mas ainda assim compensa. O salario base e cerca de 590 euros, mas no meu caso recebo comissao sobre todas as vendas feitas pelos garcons. So sei que em um unico cruzeiro de cinco dias, foram 140 euros de comissao para nos. Levando em conta que por mes temos pelo menos uns quatro cruzeiros, isso da uma grana legal sim, convertida no Brasil (nao sei quanto ta valendo o euro no Brasil nestes dias). Os outros bar boys dizem que tenho sorte de ter pego essa fase, pois esta para comecar a alta temporada de verao, quando a a venda de cruzeiros aumenta entre os mais ricos, pois sao pacotes mais caros. Dizem que o nosso salario sempre passa de mil euros (sei nao, somente vendo para crer). No meu primeiro recebi com muitos descontos, como eu ja esperava.
As coisas para comprar nao sao caras de fato. Por exemplo: se voce vai numa livraria e ve um livro que custa dez euros, nao adiante converter para o real, tipo "Dez euros sao quase trinta reais. Ta caro". O lance e se lembrar que a gente ganha em euro e nao em real."

Tem muita gente que liga em casa me procurando, me xingando por que eu nao atendo o celular. Outros deixam comentarios no orkut cobrando uma visita e etc. GENTE! TO NO MAR, nao posso responder. Isso porque eu deixei aviso no perfil do orkut, mas percebo que as pessoas nem leem. Enfim...nao posso fazer muito.

Bem...depois volto com mais coisas...tempo e pouco.
Obrigado a todos que visitam e comentam.
Quem desejar, me escreva, deixei o endereco do navio, em Veneza, no post anterior. Estaremos todo sabado la e o barco retira as cartas enviadas aos tripulantes.

Beijo e passar bem a todos!
Volto com mais calma e poderei responder a todos.

Quase nos 26

Navegacao, 16h30 (11h30 no Brasil)

No mp3:
"Desenho em toda a calcada,
Acabou o giz , tem tijolo de construcao.
(...)
Quero que saibas que me lembro,
Queria ate que pudesses me ver.
Es parte ainda do que me faz faz forte.
Pra ser honesto, sou um pouquinho infeliz...
Mas tudo bem, tudo bem"
(Giz - Legiao Urbana)

Ciao, ciao

Apos um mar de leves alteracoes negativas, ca estou eu de novo, mais tranquilo...
Esta musica acima tenho ouvido bastante aqui. Principalmente na hora de dormir, mas nao demais, pois as musicas da Legiao sempre tiveram um toque triste pra mim. Legiao sempre me faz lembrar do meu melhor amigo que tenho ate hoje, o Fabio Pastorello. Nem pude falar direito com ele, mas, espero ainda ter mais oportunidade...

Aqui, desde o crossing, a cada cruzeiro temos umas mudancas...
Primeiro foi a chegada de alemaes e franceses em massa. Entao, agora, no segundo cruzeiro da temporada europeia, temos chineses e tailandeses (que eu jurava serem japoneses), mas na hora de ouvir os anuncios no alto falante, vi que a lingua era mesmo chines. Isso e doido de imaginar.
Outra mudanca e que na temporada Aerica do Sul quase todos falavam espanhol e enao ficava super mais facil a comunicacao. Agora os alemaes, franceses, suicos e etc simplesmente NAO FALAM ingles. Que coisa nao?! Entao outro dia um garcom me lembrou que essa repulsa pela lingua inglesa vem provavelmente dos resquicios da Guerra dos 100 anos, entre Inglaterra e Alemanha, se nao me engano, entao dai a insistencia de nao falar ingles. Nisso e facil imaginar quao facil imaginar a dificuldade de falar com esses passageiros, nao?! Nada que um milhao de gestos nao resolva.
Ja os chineses, esses sim sao perfeitos de lidar. Quase todos eles simplesmente falam ingles. E muito bem. Por outro lado como e legal ouvir uma americana ou ingles falando. Pois aqui, apesar de o ingles ser oficial entre todos os tripulantes, dificuldades existem. Ainda. Imagine alguem falar "Gibe pibe bodles offi Piper", pois e, isso significa "Give me five bottles of XXX" (Quero cinco garrafas de Piper). Pode parecer besteira falar isso de um philipino, mas na pronuncia isso da muita diferenca. Sem falar na mistura de idiomas (italiano+ingles), o que me faz confundir spremutta (acho que e assim o nome italiano de espremedor de frutas) com permuta e ouvir um sermao do supervisor porque confundiu as duas coisas.

Nesses dias desci em Corfu, na Grecia e nas Ihas Malta. Nas outras nao desci ainda pois sei que ate o fim do meu contrato voltarei la, como Corfu, Dubrovinik (Croacia). Sei que poderei conhecer muito bem Veneza e outros lugares da Grecia, pois estaremos la toda semana. Corfu e bem simples, e velha (no sentido de escombros e nao de antiguidades). Nao fui muito adiante, fiquei perto do porto, que quase nao tem muita coisa. Como voltaremos muito mais vezes poderei conhecer mais, inclusive de bicicleta. Tem muitas bikes aqui no Victoria que qualquer um pode pegar de sair pelas cidades. Farei isso em Veneza (Italia) e em Pirieus (Grecia). Em Malta a sensacao e de estar em uma cidade medieval, cheia de contrucoes em pedras beges, parecendo algo como Afeganistao, porem com torres enfeitadas e esculpidas. Muito morro e muita, mas muita construcao em pedras. Linda. Pena que nao tive mais tempo de explorar, mas pude sentir o clima de la. Encontrei em uma livraria um livrao com muitas fotos e historico do Elvis Presley. Trouxe por 8 euros.

Uma novidade: quem quiser e puder me escrever ou mandar algo pode fazer!!! Tem um endereco em Veneza que eles recebem correspondencias em geral e enviam ao navio. Dai aqui eles avisam que tem carta para nos. Acredito que nao seja mais de R$2 para mandar uma carta para a Italia. Entao, quem quiser mandar noticias, fotos, o que for, mande. PLEASEEE!!! E ainda posso responder com cartao postal.
E preciso esrever deste jeito no destinatario:

Da Silva Vieira, Eli Carlos
Barboy
M/N Costa Victoria
Tositti & Cambiaso - Risso S.R.L.
Santa Marta, Punto Franco, Fabbricato 16
I - 30123 Venezia
ITALIA

Seria muito legal poder receber noticias dai, das pessoas proximas e das que nao sao tao assim.

Esses dias tava listando coisas das quais tenho saudades. Sao coisas simples que faz muita falta aqui dentro (logico sem falar da familia em casa e de amigos).

Saudades de:
Andar na rua em dias de chuva
Barulho na rua, na janela do quarto, ao dormir
Sabados a noite
Domingos em casa
Internet

Essas foram algumas coisas que notei e que sinto falta daqui...

Semana que vem saira a ultima leva debrasileiros que foram transferidos de navio. Cada vez menos brasileiros no Vi ctoria. Dentre os novatos, muitos filipinos e chineses. Tenho conversado muito com uma garconete chinesa, que e muito pequena e tem cara de ter 12 anos de idade. Os asiaticos sao perfeitos em materia de saude e rejuvenescimento.

Domingo e meu aniversario...ate que nao estou mal de passa-lo a bordo. Se fosse o natal, talvez eu morreria de tristeza, mas tudo bem

Num geral, estou tranquilo ate. Uns dias pesam mais que outros, mas e tudo repetitivo. Alguns amigos tem me arrastado para o bar dos triplantes, no fim de expediente, pois eu sempre costumo ir pra cabine e nao curtir a nossa festa. Mas estou aprendendo. E bom, faz parte. voce conhece e e conhecido. Aqui tem muita gente de Praia Grande. Incrivel! Uns mudaram de barco e outros ainda ficarao aqui.

Uma coisa que esta muito em falta aqui e a humildade. Tem muita gente com lances de auto afirmacao. Sao aqueles que ate sao experientes, tem mais de um contrato e quando veem novatos como eu, gostam de "pavonear", se mostrar e dizer que e o melhor e que tem muito a ensinar. O chato e que coisas que me cansei de fazer, estes, coisas que ja aprendi de cor, estes vem e tentam me ensinar de novo, ao estilo deles. Algo que eu ja sei. Ou ainda tem aqueles que te cobram coisas que voce ainda nao sabem, como se dissessem "Voce deveria nascer sabendo disso...". Passo todos estes. Ouco e quando e necessario, faco minha objecao e quando nao e preciso, ouco e finjo que farei, mas permaneco na minha. Agora quando e coisa realmente que nao sei, aprendo e agradeco.

Obrigado mais uma vez a todos que acompanham aqui. Continuem comentando e sempre que possivel leio tudo e respondo. Vale dizer que eu repondo os comentarios todos, mesmo que leve um tempo. E de tempos em tempos podem voltar e conferir seus comentrios, que terao uma resposta Mas pode retornar aos comentarios, que o seu estara la, com minha resposta.

Um aviso: cuidado com eletronicos que se compram em certas cidades. Em Napoles, Italia, tres tripulantes voltam para o barco trazendo pedras ao inves de MP3, notebook etc. Ja tinha ouvido falar disso no Brasil, mas aqui fiquei surpreso com isso. O preco de um iphone por exemplo, ser APENAS 100 euros e um absurdo. E para desconfiar! Aqui o pessoal brinca: "Comprei um Istone" e nao Iphone).

Saudades de casa, dos pais, irmaos!!
Saudade de ligar pros amigos e combinar andar no shopping...

Enfim, saudades que serao resolvidas em novembro.

Temporada europeia

Em navegacao, 17h (meio-dia no Brasil)

Passado o tao falado crossing, quando partimos do Brasil rumo a Europa, chegamos as primeiras cidades na parte europeia. Desde que iniciou a temporada senti muitas mudancas. Neste primeiro cruzeiro ha muitos, mas muitos jovens e muitas, muitas criancas, diferente do que vimos na temporada America do Sul, com a maioria dos passageiros sendo idosos.

Em Tenerife, Ilhas Canarias, na Espanha, nao pude descer. Ja em Funchal, Portugal, eu pude. Estava frio e tinha muita gente bem vestida, para as celebracoes da Pascoa. Entrei na principal catedral local (tenho de consultar minhas anotacoes depois, que estao na cabine) e estava comecando uma das quatro missas solenes do dia. Pude fazer um video curto da procissao do Santissimo Sacramento, alem do coral cantando. E simplesmente louco ouvir os sotaques parecidissimos com o nosso portugues. Percebi que os mais velhos falam de uma forma mais pessoal, meio que de forma arcaica, bem de "soquinho". Ja os mais novos falam mais articuladamente, fazendo soar que nem o brasileiro. Entrei numa loja e nao tive qualquer dificuldade de entender a atendente. Eles usam muitos adjetivos que no Brasil utilizamos de forma poetica, enfeitada. Algo como uma "rua pequenina", para explicar que a rua e curta...

Depois disso desci ontem em Barcelona. Linda. Globalizada. Voce anda e ouve de todo o tipo de idioma, ve todo tipo de gente. No principal corredor, um calcadao lotado de artistas locais, parecidos com os que vemos no Brasil. Estatuas vivas, desenhistas fazendo caricaturas, venedores de passaros, flores e muitas lembrancinhas. Muitos jovens andam, conversam, fumam, andam de moto, bicicleta. Todos muito bem vestidos, parecendo desfilar numa tarde fashion. Batas indianas, africanas, cachecois, cabelos e acessorios diferentes e descoladors. Mesmo assim prefereria conhecer um "lado real de Barcelona", do povo, onde moram, onde comem. Ao olhar as pessoas fiquei imaginando se haveria ali alguem preocupado com algum afazer de casa, tipo "quando chegar, terei de lavar roupa". Nao...aquelas pessoas nao tinham esse tipo de preocupacao...

Voltando ao assunto das mudancas, quero dizer que agora estou bem, tranquilo, depois do episodio da camera digital.
Desde que iniciamos a temporada na Europa, fazemos muito cafe, muito mesmoooo. Para compensar, a maquina de lavar louca quebrou, agora temos de lavar em outra maquina, atravessando com uma bacia de chicaras e copos sujos, entre os passageiros e indo lavar. Quando nao da tempo de lavar, passamos agua apenas e secamos com guardanapos de papel. Chique, nao?? Voces nao tem ideia do como as coisas sao nos bastidores de um cruzeiro chique....
Para ajudar, assim que chegamos tivemos a noticia de que passariamos por inspecao sanitaria. Isto significa que temos de limpar TUDOOOO no bar. Desde copos, utensilios, ate chao, drenos, ralos, pias, teto, ar condicionado, T U D O !!
Fiquei ate as 5h da madruga ontem com os supervisores deixando tudo um brinco para a inspecao que foi hoje. Depois disso, tudo volta ao normal, quando trabalhamos sem seguir necessariamente as normas sanitaria a risca.
Minhas maos voltaram a ficar super grossas, por causa de um outro produto que vai na maquina de lavar, tipo um sabao mais potente. O grande problema e que a mao esta sempre machucada, cortada, ralada e a ferida aumenta em contato com limao ou outro quimico. Vou pedir vaselina no hospital, pois a mao ta muito feia e extremamente crespa. Ha tres dias estou com algo embaixo axila esquerda. Pensei ser assadura, mas nunca tive isso. Dai percebi que era porque eu tava esfregando muito forte esta parte no banho. Nem dava para encostar o braco no corpo, mas agora ta passando.

Minha convivenvia com o indiano esta normal. Nao trocamos uma so palavra, mas gostei da cabine. Cama lado a lado e nao beliche, bau enorme embaixo dela e um banheiro so pros dois (antes era um banheiro para quatro pessoas). Digamos que tenho vantagens e desvantagens nesta mudanca, mas ta valendo. Estou bem, apesar dessa correria do meu bar para o outro levando louca pra lavar. Um peso enorme, mas nada de matar. Quem sabe fico musculoso ?? Mas nao agora, pois desde que chegamos a Europa algumas coisas estao estranhas na parte de comida. Ainda nao tivemos as opcoes de macarrao que sempre tinhamos, nao tivemos mais sorvete (que normalmente temos todo dia). Espero que seja apenas temporario e nao permanente, pois assim fica dificil, tendo apenas arroz....
De resto e isso. A vida segue. Ah! Percebi que nao sinto NENHUMA dor nas pernas mais, ao fim do dia de trabalho, como era antes. As veias da perna e da coxa saltavam quando eu ia pra cabine de noite, pois nao temos tempo NENHUM para sentar. Mas agora nao sinto mais nada! Isso e mutio importante!!

Sobre o p ost anterior, do furto, espero que eu nao tenha passado uma imagem desesperada ou algo do tipo...
Estou bem. Quando digo que choro e normal...sao dias em que se esta mais pra baixo...todos tem esses dias....faz parte.....o choro e algo sincero de si para si mesmo...quando e a unica coisa a ser feita, a unica coisa para a qual recorrer. Sou positivo, sempre, de verdade. As pessoas se impressionam como tenho gas e dedicacao para manter o pique a toda hora e nao perder o humor. Digo que se escolhi estar aqui e como bar boy, devo ser O MELHOR bar boy que eu puder. E naquele estilo "e o que tem para hoje..."

Vou permanecer entrando nesse tipo de internet que da para postar no blog. O outro servico, que custa caro pode pesar no meu salario...entao nao vou abusar, somente por aqui e quando der, entro no servico pago (orkut, email ect)


Ciao a todos, per tutti!
Saudades...
saudades...

de tudo.....de tudo mesmo

eLi

Vergonha de ser brasileiro

Palma de Mallorca, Espanha, 18h (13h no Brasil)

"And I wont cry for yesrterday, there's an ordinary wolrd, somewhere I have to find.
I'll learn to survive..."
(Ordiary world - Duran Duran. sugestao da Carla)

Ciao per tutti

Primeiro explico que a "vergonha" do titulo nao significa que eu me sinto envergonhado de ter nascido no Brasil e de ser, de fato, brasileiro, mas se refere a vergonha que sinto de ver certas pessoas que dao nojo, serem chamadas de brasileiras assim como eu. Vergonha...

Voces vao entender:

Depois de muito tempo sem escrever, venho com algumas noticias de coisas nao muito boas que aconteceram desde a ultima vez que escrevi.
Esta semana descobri que fui vitima de furto dentro da cabine, furto cometido pelo meu cabinmate, o Emmanuel. Ele pegou meu cartao de memoria da maquina digital e passou para um outro brasileiro, que trabalha como seguranca. Nunca fomos amigos, nunca conversamos e ele nunca foi um colega de trabalho legal para mim, ate ai eu poderia superar na boa, pois ele e um dos brasileiros que estao para ser transferidos para outro navio. Falta de profissionalismo, falta de maturidade, falta de coleguismo, ate aceitava, pois era somente ignorar ele e pronto, mas tolerar um crime, isso nao! Eu nao esperava que minhas coisas nao estavam seguras na minha cabine. Inocente eu? Burro? Sei la. So sei que estou aprendendo a saber em quem confiar. A sorte e que procurei as autoridades daqui do barco e CONSEGUI TER DE VOLTA o meu cartao de memoria, intacto e com minhas fotos e videos dentro dele.
Foi assim:
No ultimo sabado, antes da Pascoa, eu nao pude descer em Tenerife por conta daquele treinamento que teve a bordo. Ate escrevi isso no ultimo post. Acontece que eu mal sabia que o Emmanuel, que e bar boy tambem e de Santa Catarina, conseguiu descer em Tenerife. Ele abriu meu armario, abriu minha mochila, abriu o estojo da minha maquina digital e a levou para usar no passeio. TUDO ISSO SEM MEU CONSENTIMENTO. Isso e furto. Furto e roubar algo sem a presenca da vitima. Quando se leva da propria vitima, e roubo.
No dia seguinte fui pegar minha maquina digital para descer na Ilha das Madeiras, em Portugal. Quando fui fazer as primeiras fotos da cidade, acusou que eu tinha poucas fotos para tirar, pois o cartao de memoria nao estava inserido. Gelei na hora, pois EU NUNCA tiro o cartao da maquina, pois ele tem muito espaco ainda. Assim mesmo fiz algumas fotos, queria ter feito videos e nao pude, pois nao tinha memoria.
Voltei, revistei minha parte da cabine, nao achei. Tinha certeza de que eu nao removera o cartao, mas mesmo assim procurei e nao achei.
Fui trabalhar, desesperado (o cartao e do tamanho da unha do dedo midinho, mas tem fotos de todos os lugares por onde passei desde que embarquei (alem de uma foto da minha princesinha Aline, junto com uma amiguinha que parece com ela). No trabalho perguntei para o Emmanuel se ele sabia de algumcartao de memoria que fica dentro de um adaptador, ele me responde que nao sabia e nem tinha visto. Perguntei de novo (sem querer dizer que ele pegou, sem querer acusar de nada). Mais uma vez ele disse que nao. Entao, mais tarde perguntei de novo (como na biblia em que Cristo testa Sao Pedro tres vezes e ele lhe nega as tres) dai Emmanuel disse que nao tinha visto e que ninguem tinha entrado na cabine.
Levei o caso ao meu superior, responsavel por todos do bar, o manager. Ele pediu um tempo, e voltou com o meu cartao, dizendo que pegou com uma terceira pessoa (comprou? ganhou? nao sei, nem quis saber). Imediatamente coloquei o card na maquina e vi minhas fotos de volta e tambem as fotos do meu maravilhoso cabinmate, provando que ele de fato pegara a maquina, usara e ainda mentira para mim. Pedi imediatamente a mudanca de cabine, mas o manager, gerente, nao mudou. Deixei quieto e decidi agir no dia seguinte.
Consultei meus supervisores do bar, philipinos, de quem tanto Emmanuel fala mal, e eles me disseram sobre meus direitos. Fui direto ao staff captain, que e nada mais nada menos a autoridade maxima a quem podemos recorrer, em casos extremos, no navio. Depois dele, somente o comandante, este, com este, nunca falaremos. Fui dizer tudo o que aconteceu, mostrei meu cartao recuperado e ele chamou o Emmanuel, o manager e eu. Falou para o Emmanuel por 40 minutos como uma mae que da bronca no filho. Falou sobre coisas que eu sinceramente estaria envorgonhado de ouvir, no lugar dele. Falou de respeito, privacidade, crime, sobre educacao de berco etc etc. Me senti um pouco melhor, pois meu pedido foi aceito e pude mudar de cabine. Quanto a ele, nao levou nada (assim como os criminosos que no Brasil sao melhor tratados que a vitima, aqui no barco foi igual). A cena foi feia. Ficou MAIS QUE EVIDENTE que ele pegou a camera. Agora nem olho na cara dele. Me mudei na mesma noite. Agora estou na contagem regressiva para que chegue segunda-feira, pois ele sera transferido para outro navio. Fiquei enojado, envergonhado e um monte de coisas mais, inclusive com vergonha de ser brasileiro de novo (a primeira foi com aquele atendente da lan house no porto do Rio de Janeiro e agora com esse cara. Nossa...que nojo dele. Como faz isso com alguem com quem sequer troca uma palavra? E como mente assim???

Depois conto sobre a mudanca de cabine, pois tem um que de provocacao nisso tambem. Acho que o manager nao curtiu muito eu ter levado o caso que ele nao quis resolver por completo ao staff captain que e o segundo comandante do navio. Agora o manager me colocou junto com o Tony, aquele indiano com quem tive aquele desentendimento e agora nem fala comigo. Pelo menos agora sei que nao durmo do lado de um cara que tem habitos estranhos de roubar o que nao e seu. E agora USO CADEADO em tudo.

A voces, futuros tripulantes: cuidado! Sejam espertos. Salvem suas coisas e tenham cuidado para quem voce estara deixando a sua vida exposta. Nao importa se do Sul ou Norte, falta de carater nao tem cara! Sejam espertos!

Ufa! Agora tudo passando. Quando ele for embora estara perfeito! Nao terei que me depar com ele no mesmo bar que trabalho!

Saudades de tudo da terra! Tenho saudades de janela no quarto, de barulho de rua quando vai dormir. Saudades do povo de casa! Domingo, quando me toquei da falta do cartao estava mal e falei com meu irmao Leandro ao telefone, chorei sem ele perceber. Que saudades dele tambem! Choro sempre que falam da pequena Aline. BNossa como sinto falta dela. Talvez por ser a bebe, por ser a unica com quem nao falo ao telefone... Falei, mas nem citei o caso do furto, pois ainda estava investigando e nem sabia quem poderia ter pego. Mas chorei....alias chorar e o que aprendi a fazer aqui, para escapar de tudo. Mas somente as vezes. Aquele choro acumulado, solitario, no banheiro, na hora do banho, quando as lagrimas se misturam a agua... E depois volta a vida de barco, onde (AINDA BEM) nao temos sequer tempo de ter saudades, de ficar triste....

Cuidem-se e mandem noticias aqui nos comentarios!

Desculpem os erros aqui, mas escrevo correndo e aqui nao tem acentos neste teclado.........

Um mes

Santa Cruz de Tenerife (Ilhas Canarias), Espanha - 17h (13h no Brasil)

Ciao per tutti!

Hoje nem pude descer em Tenerife, o paraiso das compras de eletronicos. Tive que fazer um simulado de abandono de navio. Tantos dias para fazer isso e eles colocam justamente hoje, quando estivemos esperando CINCO DIAS de navegacao para pisar em terra europeia. Amanha nada me atrapalhara descer em outra ilha, esta pertecente a Portugal - Funchal, Ilha Madeira.
Amanha completa um mes que eu estou aqui no Victoria! UM MES! E tambem aniversario do meu pai (o meu sera dali a exata uma semana, 18, e o da minha irmanzinha a exatas duas semanas, dia 25! Sem falar que o do meu irmao foi no dia 30...meu Deus e eu nem estou la em casa!)

UM MES AQUI! As vezes parece pouco tempo, mas, por outro lado, parece um ano, diante do MUNDO de coisas novas as quais tive de me adequar e aprender.

Vou fazer algo que nao fiz ate hoje aqui. Vou contar outras coisas daqui que nao sao taaaao legais. Percebi que ate aqui tenho relatado somente as coisas boas que vivi (como sempre, prezo pelo lado positivo), mas quero fazer neste um mes um relato mais diferente...

Ter de lidar com um chefe de outra nacionalidade nao e facil. No meu caso, lido com um filipino. Ele e super profissional, experiente e paciente para ensinar. O problema e que ele eh um pouco bruto ao falar e tratar principalmente os brasileiros. Mas eu explico...
Desde que cheguei tenho sido super paciente, prestativo e polido com todos. Por conta do meu foco e por tudo que ja passei nessa minha vida de quase 26 anos, olho tudo com visao de aprendizado - se escolhi estar aqui, estarei com o meu melhor, SEMPRE! Mas tenho me decepcionado muito com o meu chefe, pois ate mesmo a mim ele destrata as vezes, nao sempre. FATO: ele e experiente e ja trabalhou com MUITOS brasileiros. E quem ja trabalhou em navio sabe qual e a fama "nossa" aqui. Brasileiro, metido a esperto, reclamao, nao gosta de trabalhar, nao obedece o supervisor, nao aceita ser subordinado a certas culturas..etc etc...entao compreendo porque ele nao da colher de cha a ninguem. Mas na maior parte do tempo ele entende que tento mostrar que sou diferente da maioria. Nao e me achando nao, gente, mas desde que cheguei prometi a mim mesmo que nao iria me sentir mal por ser jornalista e estar aqui ferrando minha mao de tanto limpar mesa, pia, paredes com cloro. Tanto que DIVERSAS vezes um supervisor costuma dizer que eu devo descansar mais, quando ele pede por exemplo para tirar todas as bebidas das gavetas do frigobar e limpar e devolver ao frigo e devolver as garrafas. Normalmente ele diz para fazer isso na calma e terminar no outro dia se preciso.Dai eu termino na mesma hora e ele brinca "Nao e para tanto, Eli, lembre-se que voce tem oito meses. Nao queira termina-los num dia so". Mas prefiro assim. Pelo menos quando o chefe chegar e perguntar o que fiz na parte da manha, poderei ser sincero, ao inves de dizer que limpei e quando ele for conferir, nao limpei.
O problema e que este cara nao eh nada polido, educado, nao fala obrigado, por favor ou algo parecido. Ja chorei duas vezes na pantry (cozinha do bar), pois tem dias que voce ja nao esta bem, entao toca aquela musica que te lembra alguem especial de casa, e dai vem o cara te encher de sermao, sem QUERER OUVIR O SEU LADO DA QUESTAO! O segredo com ele e dizer sempre OK, ao inves de mostrar que ele esta errado, mas nem sempre isso e possivel, ate mesmo para mim, um MAR de paciencia.

Ontem aconteceu algo chato, mas que consegui me sair bem. Tem um garcom indiano aqui que tem varios contratos na Costa. As vezes ele tem mania de interferir no trabalho dos outros e querer ser chefe (cuidado voce, futuro bar boy, pois aparecerao muitos querendo te dar ordem, mas somente o bartender pode faze-lo! Ou o manager e seus assistentes). Entao ele veio me dizer como devia proceder na limpeza de snack bowls, tigelas de salgadinhos. Funciona assim: o bar boy lava na maquina e disponibiliza para o garcom secar com guardanapo de pano, de acordo com o schedule (grade de atividades de cada um que varia semanalmente) do cruzeiro. Eu lhe disse que cumpria ordens e que nao mudaria minha forma de lavar as tigelas, somente porque ele queria. Dai ele disse que levaria isso ao conhecimento do nosso gerente, o manager. Eu disse que fizesse o que quisesse. O manager veio ate mim averiguar o que havia acontecido e no fim nem levei bronca, pois este garcom tem um problema (normalmente comum nos brasileiros): SE JULGA ACIMA DE TODOS! Mas neste caso era o indiano. Eu cheguei a elogia-lo e dizer que alem do ingles ele fala muito bem o espanhol, mas tinha um defeito desagradavel: SE ACHA. Aquele que e bom nao faz auto-propaganda: os outros o dao o merito. Enfim, ele nao esta mais falando comigo. Terei de ter cuidado, pois ele e vingativo e pode estar a espreita de uma falha minha para assim me dedurar. Mas tenho algo a meu favor: meu bom trabalho neste um mes a bordo...

Uma coisa e verdadeira: cuidado com quem voce conta sua vida. Nem todos sao confiaveis. Isso e lei na terra e no mar, certo?!

Agora que estamos na europa nao temos mais canais brasileiros na tv.....tenho visto muitos filmes do canal interno. Eles repetem cansativamente. Por exemplo, faz UM MES que passa Crepusculo aqui. Primeiro vi em ingles e depois vi em italiano, doido. â?¬agora a Bella ta falando frances. Ja vi tambem "A Duquesa", muito bom e eu tenho ele em dvd em casa. Vi ainda um filme com aquela atriz que fez "Casamento Gregro", neste filme, que nunca pego no comeco para ver o nome, o tema e uma guia turistica grega que tenta defender o amor pelo turismo historico e nao aquele em que os turistas apenas consomem lembrancinhas e pouco se licham para a historia da cidade. Adorei, meio sessao da tarde, mas valeu. Agora vi que podemos alugar no escritorio do padre varios filmes legais e atuais. Vou tormar esse habito. Peguei "Babel" para comecar!

Mandem noticias aqui, sempre que possivel, please!!

Beijos a todos...
Ciao

Por onde andei, parte 3

Quarto dia de navegacao, 17h (14h no Brasil)
(ate finalizarmos essa travessia, serao 5h a frentedo Brasil)

Finalizo aqui os relatos sobre as visitas que fiz falando das outras duas cidades que conheci, desta vez no Brasil.

Rio de Janeiro. Embora meus planos fossem grandes, nao pude sair direito no Rio. No dia anterior fiquei sabendo que teriamos na parte da manha um encontro de todos os funcionarios do bar para inspecao de maos.Isso significava que meu horario livre da manha havia sido 'matado'. No Rio consegui apenas sair do porto, atravessar a avenida e cair em um centro gigante (esquecio bairro do porto) . Fui ate a farmacia e voltei. Tentei usar a net do Porto, mas nao deu muito certo. Queria baixar as fotos e videos, mas nem cheguei perto disso. Fui tao mal atendido la que fiquei chocado. Uma lan house situada bem no porto, onde circulam diversos passageiros, poderia ter funcionarios mais polidos e gentis. Logo que entrei o atendente berrava com duas clientes argentinas. Berrava e falava grosseiramente com elas. De verdade, me senti envergonhado de estar ali e de dizer que sou brasileiro como ele. Depois disso, foi a minha vez, comecei a perguntar que tipo de servico, tarifcao, pagamento e disponibilidades da lan house. Ele me disse que eu estava perguntando demais. Desisti, sai sem ter feito o que eu queria e assutado com a grosseria do rapaz da lan house. Fiquei tao mal que nem desci no Rio de novo, na parte da tarde na minha outra folga. Me senti como aquela musica da Arca de Noe, de Vinicius de Morais, cantada pelas Freneticas sobre um pintinho novo e inseguro que acaba de nascer (acho!): "Volta pro ovo!!". Foi o que fiz, voltei e nao quis conhecer o Rio. Na passagem por Maceio, Alagoas (dia seguinte) tambem nao desci, pois os atrativos principais de la sao praias e eu nao senti vontade de descer. E so.

Salvador, Bahia. Das cidades que conheci nesste primeiro mes, a que mais adorei! Assim que se chega, ha um batalhao de vendedores de presentinhos e lembrancinhas. Tome cuidado! Eles inventam de tudo para fazer voce gastar. Dao uma corrente de graca, voce fica feliz e entao eles pedem que os ajude comprando um colar de 8 reais. Vale a pena comprar, mas nao por este preco. Quanto a cidade, linda. Cheguei, liguei meu celular e fui falando com meu pai durante todo o caminho e quando olho para o lado o Elevador Lacerda gigante. Com 15 centavos subi o elevador conhecidao e cheguei ao topo da cidade historica. Andando mais, encontro o corredor de casas lindas e chao de pedras - o Pelorinho! Aquele mesmo que Michael Jackson andou em seu clipe. Descendo mais, acho o pavilhao em frente ao Instituto Jorge Amado. Neste pavilhao foi onde Michael esteve rodeado por gente, enquanto um menino franzino tocava percussao para ele. Inimaginavel.
Ao contrario do Rio (que ja estive com a Carla, na epoca da Faculdade e pretendemos voltar com calma) naquele canto da Bahia me senti orgulhoso de ser brasileiro. E muito louco: em cada esquina que se passa, de casas antigas e coloridas, voce ve diversos cursos sendo realizados. Musica, danca, percussao, artes dramaticas. Me assustei quando subia uma ladeira e ouvi gritos. Era uma peca de teatro sendo ensaiada. Depois vi uma procissao com imagens de Jesus carregando a cruz e de Maria tentando ajuda-lo. Parei e fiquei chocado de novo: de repente me lembrei que poderiamos estar perto da Pascoa. Fiquei parado com um amigo daqui do barco, me perguntando se aquela sexta seria a sexta-feira santa. Confesso que fiquei impressionado como eu havia perdido a nocao de tempo e sequer sabia se era Pascoa ou nao. Ao ligar em casa, no mesmo dia, vi que a sexta santa seria mesmo dali a uma semana apenas, ou seja, amanha. Na volta, ao anoitecer ainda tive tempo de passar numa barraca de acaraje e comprar um, por 4 reais. Tirei foto com a baiana, linda, linda mesmo e sorridente! Sai feliz, adorei o acaraje que pensei que ia me causar mal estar por conta da pimenta, mas pedi para colocar pouco. Tem muita coisa misturada no recheio dele, como caruru, camarao e outras coisas dentro de uma massa, especie de pao, frito na hora. Muito bom, mas sobretudo por saber que passei na Bahia e comprei um acaraje da baiana!

Recife, Pernambuco. Esta foi a cidade que eu mais estava ansioso para conhecer. Na descida vi que seria um pouco dificil, pois o porto fica longe da cidade em si. Fiquei olhando, perguntei por taxi e eles queriam cobrar 50 reais pra ir e 50 pra voltar(!!!). Fui? Claro que nao!
Optei por ir de onibus, 95 centavos ate Olinda, o unico lugar mais perto que daria tempo de eu conhecer. No ponto de onibus conheci um casal de passageiros do navio, Silwya e Cristian, polonose e frances. Eles optram por explorar a cidade de onibus tambem. Puxei papo com eles e fomos juntos conhecer Olinda.Eles tinham um guia em frances do Brasil inteiro e eram do tipo aventureiros que curtiam conhecer a cidade andando por ela, sentindo os cheiros, andando entre as pessoas simples, fazendo o que elas fazem, ao inves de entrarem num onibus de excursao da Costa e conhecerem a cidade de dentro dele, no ar condicionado e janelas fechadas. Me impressionei! Fomos tagarelando o caminho todo, pois eles falavam ingles. Eu estava com muito medo de perder a hora, de me perder em Olinda e com esses estrageiros pecebi que meu medo era besta, pois eles que nem portugues falam nao estavam com o menor medo, porque eu deveria estar?? Me corrigi e prometi a mim mesmo ter este espirito explorador que nem o deles. Em Recife me tornei o tradutor deles. Teve uma hora que eles queriam 'Garaneh'...o vendedor entendeu cafe e eu disse que era Guarana...
Conhecemos igrejas antigas (era dia da missa de ramos), fizemos muitas fotos. A polonesa Silwya adorou ver criancas sem camisa e somente de calcinha e cueca a brincar na rua. Tiraram fotos! Disseram que na Polonia (onde ambos vivem) nao se ve criancas sozinhas e tao livres. Compramos algo para beber e de repente a Silwya para e fica olhando para um cara. Ela acabara de ver uma das cenas mais chocantes no Brasil: um homem jogando lata na rua. Ela o olhava, pois nao entendia e acreditava que ele ia pegar a lata e devolver ao lixo do lado dele. Que nada! Expliquei a ela que isso no Brasil e normal, INFELIZMENTE! Voltei de Recife decepcionado por nao ter podido ir a lugares distantes como Brejo da Madre de Deus, Caruaru...etc etc....Mas voltei feliz de ter conhecido amigos diferentes e ter trocado emails com eles. Dentro do barco prestamos servicos a eles, fora dele, somos iguais.

Estas foram as cidades que conheci neste primeiro mes de contrato e definal de temporada na America Latina. E que venha a Europa!!

Ciao