Quase nos 26

Navegacao, 16h30 (11h30 no Brasil)

No mp3:
"Desenho em toda a calcada,
Acabou o giz , tem tijolo de construcao.
(...)
Quero que saibas que me lembro,
Queria ate que pudesses me ver.
Es parte ainda do que me faz faz forte.
Pra ser honesto, sou um pouquinho infeliz...
Mas tudo bem, tudo bem"
(Giz - Legiao Urbana)

Ciao, ciao

Apos um mar de leves alteracoes negativas, ca estou eu de novo, mais tranquilo...
Esta musica acima tenho ouvido bastante aqui. Principalmente na hora de dormir, mas nao demais, pois as musicas da Legiao sempre tiveram um toque triste pra mim. Legiao sempre me faz lembrar do meu melhor amigo que tenho ate hoje, o Fabio Pastorello. Nem pude falar direito com ele, mas, espero ainda ter mais oportunidade...

Aqui, desde o crossing, a cada cruzeiro temos umas mudancas...
Primeiro foi a chegada de alemaes e franceses em massa. Entao, agora, no segundo cruzeiro da temporada europeia, temos chineses e tailandeses (que eu jurava serem japoneses), mas na hora de ouvir os anuncios no alto falante, vi que a lingua era mesmo chines. Isso e doido de imaginar.
Outra mudanca e que na temporada Aerica do Sul quase todos falavam espanhol e enao ficava super mais facil a comunicacao. Agora os alemaes, franceses, suicos e etc simplesmente NAO FALAM ingles. Que coisa nao?! Entao outro dia um garcom me lembrou que essa repulsa pela lingua inglesa vem provavelmente dos resquicios da Guerra dos 100 anos, entre Inglaterra e Alemanha, se nao me engano, entao dai a insistencia de nao falar ingles. Nisso e facil imaginar quao facil imaginar a dificuldade de falar com esses passageiros, nao?! Nada que um milhao de gestos nao resolva.
Ja os chineses, esses sim sao perfeitos de lidar. Quase todos eles simplesmente falam ingles. E muito bem. Por outro lado como e legal ouvir uma americana ou ingles falando. Pois aqui, apesar de o ingles ser oficial entre todos os tripulantes, dificuldades existem. Ainda. Imagine alguem falar "Gibe pibe bodles offi Piper", pois e, isso significa "Give me five bottles of XXX" (Quero cinco garrafas de Piper). Pode parecer besteira falar isso de um philipino, mas na pronuncia isso da muita diferenca. Sem falar na mistura de idiomas (italiano+ingles), o que me faz confundir spremutta (acho que e assim o nome italiano de espremedor de frutas) com permuta e ouvir um sermao do supervisor porque confundiu as duas coisas.

Nesses dias desci em Corfu, na Grecia e nas Ihas Malta. Nas outras nao desci ainda pois sei que ate o fim do meu contrato voltarei la, como Corfu, Dubrovinik (Croacia). Sei que poderei conhecer muito bem Veneza e outros lugares da Grecia, pois estaremos la toda semana. Corfu e bem simples, e velha (no sentido de escombros e nao de antiguidades). Nao fui muito adiante, fiquei perto do porto, que quase nao tem muita coisa. Como voltaremos muito mais vezes poderei conhecer mais, inclusive de bicicleta. Tem muitas bikes aqui no Victoria que qualquer um pode pegar de sair pelas cidades. Farei isso em Veneza (Italia) e em Pirieus (Grecia). Em Malta a sensacao e de estar em uma cidade medieval, cheia de contrucoes em pedras beges, parecendo algo como Afeganistao, porem com torres enfeitadas e esculpidas. Muito morro e muita, mas muita construcao em pedras. Linda. Pena que nao tive mais tempo de explorar, mas pude sentir o clima de la. Encontrei em uma livraria um livrao com muitas fotos e historico do Elvis Presley. Trouxe por 8 euros.

Uma novidade: quem quiser e puder me escrever ou mandar algo pode fazer!!! Tem um endereco em Veneza que eles recebem correspondencias em geral e enviam ao navio. Dai aqui eles avisam que tem carta para nos. Acredito que nao seja mais de R$2 para mandar uma carta para a Italia. Entao, quem quiser mandar noticias, fotos, o que for, mande. PLEASEEE!!! E ainda posso responder com cartao postal.
E preciso esrever deste jeito no destinatario:

Da Silva Vieira, Eli Carlos
Barboy
M/N Costa Victoria
Tositti & Cambiaso - Risso S.R.L.
Santa Marta, Punto Franco, Fabbricato 16
I - 30123 Venezia
ITALIA

Seria muito legal poder receber noticias dai, das pessoas proximas e das que nao sao tao assim.

Esses dias tava listando coisas das quais tenho saudades. Sao coisas simples que faz muita falta aqui dentro (logico sem falar da familia em casa e de amigos).

Saudades de:
Andar na rua em dias de chuva
Barulho na rua, na janela do quarto, ao dormir
Sabados a noite
Domingos em casa
Internet

Essas foram algumas coisas que notei e que sinto falta daqui...

Semana que vem saira a ultima leva debrasileiros que foram transferidos de navio. Cada vez menos brasileiros no Vi ctoria. Dentre os novatos, muitos filipinos e chineses. Tenho conversado muito com uma garconete chinesa, que e muito pequena e tem cara de ter 12 anos de idade. Os asiaticos sao perfeitos em materia de saude e rejuvenescimento.

Domingo e meu aniversario...ate que nao estou mal de passa-lo a bordo. Se fosse o natal, talvez eu morreria de tristeza, mas tudo bem

Num geral, estou tranquilo ate. Uns dias pesam mais que outros, mas e tudo repetitivo. Alguns amigos tem me arrastado para o bar dos triplantes, no fim de expediente, pois eu sempre costumo ir pra cabine e nao curtir a nossa festa. Mas estou aprendendo. E bom, faz parte. voce conhece e e conhecido. Aqui tem muita gente de Praia Grande. Incrivel! Uns mudaram de barco e outros ainda ficarao aqui.

Uma coisa que esta muito em falta aqui e a humildade. Tem muita gente com lances de auto afirmacao. Sao aqueles que ate sao experientes, tem mais de um contrato e quando veem novatos como eu, gostam de "pavonear", se mostrar e dizer que e o melhor e que tem muito a ensinar. O chato e que coisas que me cansei de fazer, estes, coisas que ja aprendi de cor, estes vem e tentam me ensinar de novo, ao estilo deles. Algo que eu ja sei. Ou ainda tem aqueles que te cobram coisas que voce ainda nao sabem, como se dissessem "Voce deveria nascer sabendo disso...". Passo todos estes. Ouco e quando e necessario, faco minha objecao e quando nao e preciso, ouco e finjo que farei, mas permaneco na minha. Agora quando e coisa realmente que nao sei, aprendo e agradeco.

Obrigado mais uma vez a todos que acompanham aqui. Continuem comentando e sempre que possivel leio tudo e respondo. Vale dizer que eu repondo os comentarios todos, mesmo que leve um tempo. E de tempos em tempos podem voltar e conferir seus comentrios, que terao uma resposta Mas pode retornar aos comentarios, que o seu estara la, com minha resposta.

Um aviso: cuidado com eletronicos que se compram em certas cidades. Em Napoles, Italia, tres tripulantes voltam para o barco trazendo pedras ao inves de MP3, notebook etc. Ja tinha ouvido falar disso no Brasil, mas aqui fiquei surpreso com isso. O preco de um iphone por exemplo, ser APENAS 100 euros e um absurdo. E para desconfiar! Aqui o pessoal brinca: "Comprei um Istone" e nao Iphone).

Saudades de casa, dos pais, irmaos!!
Saudade de ligar pros amigos e combinar andar no shopping...

Enfim, saudades que serao resolvidas em novembro.

Marcadores: | edit post
11 Responses
  1. Nise Says:

    Eli Carlos parabéns pelo blog, acompanharei sempre seus posts, pretendo ser uma futura tripulante tb.
    Tb tenho um blog,quando der faça uma visitinha.
    Essa canção da Legião Urbana é uma das minhas preferidas.
    Uma boa jornada de trabalho para você.
    E aproveite cada minuto dessa experiência.
    Até logo


  2. Nise Says:

    Então quer dizer que você tb é ariano? fiz aniversário no dia da páscoa, legal sabermos que temos uma diferença minima de idade.
    Eu fiz 25 anos.
    Comemore bastante seu niver.


  3. Elaine Says:

    CADA VEZ QUE LEIO AQUI APRENDO MUITO E TE PARABENIZO SEMPRE PELA SUA FORÇA E GARRA...
    BEIJOS E FORÇA AI SEMPRE VIU..
    BEIJOS ELAINE SANTOS SP


  4. jeffeson e familia Says:

    feliz anivesario de toda sua familia aqui em Praia Grande.que Deus te ilumine hoje e sempre beijos. te amamos,estamos com muitas saudades.


  5. Unknown Says:

    Ah se eu não entrar amanha!!
    Feliz aniversáriooo
    tudo de bom pra vc...
    abraço...


  6. Unknown Says:

    Muito bom seu blog Eli...
    gostaria de saber sobre como é no dia de pagamento? e se ta valendo a pena no lado financeiro, a gente ve muita coisa no sobre valores no orkut... mas oq é realmente real? vc recebe alguma porcentagem sobre gorjetas?
    e na primeira semana como são os treinamentos?
    Abraço Eli e continue postando, sou frequentador do seu blog.. me sinto muito bem informado enquanto minha data não chega!!
    boa sorte...


  7. leandro Says:

    TÁ QUASE CHEGANDO A HORA DE VC COMPLETAR MAIS UM ANO DE VIDA GRAÇAS A DEUS NÉ ELI,MAS ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM E TE DEJEJO UM FELIZ ANIVERSARIO E COM MUITA SAUDE,FORÇA PRA ENCARAR TUDO NA SUA VIDA.UM ABRAÇAO MEU IRMAO!!!FICA COM DEUS!!!PARABENS


  8. Unknown Says:

    Eli meu querido Eli. Saudades sem fim de vc. Espero que esteja bem. Mesmo com os contras que li em alguns posts, percebo a felicidade que vc demonstra. Sinto como se tivesse conversando com vc pessoalmente, vc escreve com tanta naturalidade que até parece que está ao lado. Te ver feliz, me deixa feliz também.
    Quando retorna ao Brasil??
    Fica com Deus e confia que Ele tudo pode.
    Se cuida e manda notícias.
    Te adoro...
    Com carinho, Leandro Mirro. (Caninin)


  9. oi eli!!!
    que coisa chata que rolou com vc (o caso da camera)...poxa neguim faz vergonha fácil!!! sem necessidade.
    mas q bom q já passou e vc está bem...e conhecendo lugares...e se adaptando...
    muita força aí! adoro ler seu blog!


  10. Unknown Says:

    Simplesmente amei seu blog. Quero fazer um igualzinho, assim que eu embarcar, na Costa também. Parabéns!! >:D vc fez um blog emocionante.


  11. Brida, ariana como eu, Legiao Urbana e profundo mesmo! Espero que esteja tudo bem no teu processo rumo a Costa. INFORME-SE bastante para tentar prever o que encontraras por aqui. E pesado, mas e possivel sobreviver! Beijo e apareca sempre que quiser! Parabens pela idade nova! Que ela seja marcada por boas realizacoes!

    Beijao, Elaine! Nossa. So de falar em Santos, da uma saudade! Pois e bem familiar, entende? E voce sempre traz um pouco disso! Beijo, beijo!

    Hey, Jeh!! Valeu! Que legal ver uma mensagem sua (de voces) aqui!!! Valeu mesmo, beijaoo a todos!

    Guina, obrigado pelo feliz aniversario! Andei respondendo questoes suas nos posts, ainda falta falar sobre os boat drills, farei assim que puder! Abracao!

    Nan, irmao Nan, obrigado, de novo, pelos parabens! Nossa...e a vida anda ai em casa...e eu nem to ai...mas eu volto! Tchau! Se cuida ai e cuide de todos, viu?!

    CANININ!!! Ate tu por aqui?!?!?! Que legal. Legal mesmo! Que bom que esta acompanhando o blog! E que bom que tem falado com a Jen. Tentei ligar a ela outro dia e ela nao podia falar, mas tenho saudades dos nossos papos. Deixo ainda aqui meus parabens a voce atrasado, viu? Lembrei de teu niver no dia 30, mas aqui as coisas sao complicadas...

    Poxa, Jessica! Obrigado mesmo pelas palavras! Pois e, o pessoal esquece que navio e um ovo e faz as besteiras e acha que ficara impune...enfim, que vergonha mesmo! Passo! Beijo a voce, viu!? Fique a vontade aqui!

    Daniel! Que legal que essas longas palavras servem para alguma coisa, enfim! Mas e isso. Esteja a par de tudo, converse, pergunte, se informe! Para que, quando estiver aqui, nada seja surpresa ou faca voce desistir facil! Abracao e bons ventos para voce!

    GENTE! Muito obrigao pela presenca! De verdade!!