Dois meses

Navegacao, 17h (11h no Brasil <quando estamos na Grecia temos seis horas de diferenca pro Brasil, quando na Italia e Croacia, cinco horas>)

Salve tutti, ciao

Depois de ter escrito da ultima vez e ter deletado tudo, ca estou de novo.
Ja estou com mais de dois meses embarcado. SOMENTE DOIS MESES!!! Mas quanta coisa ja aconteceu, quanta coisa vi, senti, presenciei, aprendi, sofri...
Olhando pelos numeros, dois meses e muito pouco tempo, mas analisando pelo lado mais emocional e um ABSURDO como parece que se passaram bem mais meses.

Assim que completei dois meses, dia 4 de maio, ganhei coisas nao muito agradaveis, mas que agora superei. Tive dores fortissimas no corpo e muita febre. Decidi tomar dipirona direto, mas a febre sempre voltava. Depois de tres dias, as dores em todo o corpo se foram e entao acredito que descobri o que se passava. A garganta comecou a doer e muito. O medico do navio so atende de manha, entao eu nunca conseguia acordar cedo para me consultar. Decidi procurar algum remedio fora. Cheguei em Veneza e procurei um posto ao lado do porto mesmo. La eles atendem pessoal que trabalha em navio. O problema foi que eu nao falo italiano e o medico italiano nao fala ingles, mas falava melhor do que eu falva italiano...
Enfim, ele me receitou amoxilina e paracetamol. Como ele somente receitou o remedio, tive de tentar achar uma drogaria em Veneza, mas estava com pouco tempo e voltei para o barco. La dentro vi a enfermaria de passageiros aberta, resolvi tentar algum remedio. E ela me deu, mas antes me chamou atencao sobre realizar consultas fora do barco, sendo que ha medicos a bordo. Resumindo: eu estava com infeccao na garganta, mas agora ja passou. O problema e que eu trabalhei mesmo estando quebrado.

Esta semana, para compensar, liguei em casa e recebi uma noticia muito legal: meu irmao vai se casar em junho! Dara tudo certo e estarei la (!!!).
Outra coisa que me deixou EXTREMAMENTE FELiZ foi ouvir minha irma no telefone. Ela nunca fala com ninguem, mas naquele dia falou, que fofinha!

Cada vez mais penso que nao vou mesmo voltar para esta vida de barco.
Quem vai emabarcar, esteja certo do que vai encontrar aqui, pois eu sabia de tudo, e ainda assim nao e facil aceitar certas coisas....

Estou super melhor agora.

Esta semana consegui mandar dinheiro para casa. Usei o servico "Money Gram", similar ao "western Union". So preccisei deixar o nome de quem eu quero que receba , alem de um codigo. Assim, ele retira em qualquerâ?¬ agenca Itau.

Agora...sobre algumas perguntas que andaramfazendo...
Sim, somente depois da entrevista com a Denise e que se pode ter certeza de qual cargo fara parte. Um amigo meu, aplicou para bar boy, mas depois que falou com a Denise, ela viu que ele poderia ser bar waiter e assim, no dia de curso avisaram ele que haviam mudado de cargo.
Sobre aprender linguas aqui, sim, e possivel. Desde a temporada America do Sul ha disponivel para quem que, aulas de ingles. O responsavel e um brasileiro, do cargo de crew lecture. Aqui na Europa o certo seria ja termos aulas de italiano, mas a responsavel por isso ainda nao pode embarcar, por problemas de saude. Quando ela vier eu pretendo me inscrever nas aulas. No fim tem certificado e tudo. E valido.
Ainda no sentido de idiomas, perguntaram se e importante o ingles. Eu digo que e, sim, importante ter ingles. MAS se voce nao tem, acaba embarcando para outros setores onde nao exige-se tanto, mas ainda assim, para se comunicar com seus chefes e superiores somente em ingles. Tudo na vida e relativo. Conheco muitos aqui que nao tem ingles, mas estao se virando e buscando aprender uma coisa ou outra. Nossos chefes sao italianos, filipinos, etc, e a unica lingua em comum e o ingles. Eles ensinam o trabalho e nao o idioma, mas isso nao quer dizer que nao seja possivel embarcar. O negocio e, uma vez aqui, ter paciencia e tentar pegar palavras chaves.
No meu caso, que achei que falava bem o ingles, vi aqui que eu simplesmente nao tenho vocabularioespecifico de bar, mas isso eu estou pegando. Coisas simples, como liquidificador, por exemplo. Mas sempe pergunto e tento memorizar os nomes dos utensilios.

Volto depois...estou sem tempo, morrendo de sono, mas deixo aqui meu agradecimento a todos voces que dao uma importante parcela de energia positiva em forma de comentarios, que aqui sao IMPORTANTISSIMOS, como eu ja disse. Tenho lido todos e tentado responder aos poucos. Mas respondo, ok?
Para a minha (ex) editora chefeCarmem, obrigado pelas visitas de sempre e pelos comentarios nas fotos do orkut. Sempre presente han?! Como anda a casa nova?
De resto e isso, leio, respondo algumas duvidas aqui mesmo e depois respondo pelos comentarios mesmo.

OBRIGADO A TODOS PELA FORCA!

E quem quer embarcar, INFORME-SE! A coisa aqui e louca, tem muita gente saindo, uns surtados inclusive, entao, e preciso ter consciencia. O melhor setor que tem bom trabalho X dinheiro e o bar, entao tentem vir de bar, mas saibam que ainda assim, e TRABALHO DURO.
Se for dancarina, cantor, e bom, mas nao ganha tanto..enfim.....informem-se.
Parece que na proxima temporada de fim de ano MUITOS navios da Costa passarao a pagar em dollar e nao mais em euro. Se for verdade, nem o dinheiro vai compensar tanto...se o euro esta super em queda, acredito que por causa da crise da Grecia, imagine o dollar que ja e desvalorizado em comparacao com o real??...
Tenho de me informar mais sobre isso. So sei que a Grecia ta mal, crise, greves, protestos. Mudamos nossa rota la por uma semana, pois a coisa tava complicada e levar passageiros poderia ser complicado, mas agora o roteiro voltou ao de sempre......
Enfim.....quanta coisa acontecendo e quanta falta de informacao minha...ai ai....paciencia...


Ciao a tutti,
eLi
:-)

(agora tenho de apertar o "mandar" e nao o "fechar" hahahaha)

16 Responses
  1. Anônimo Says:

    Parabéns pela sua coragem, e quem tenha sorte em sua jornada. Quem sabe um dia me arrisco e vou trabalhar em um cruzeiro. :)


  2. Carol Binato Says:

    Eliiiiii
    Não sei oq ocorre com as minhas mensagens!! Eu sempre passo por aqui, deixo algumas palavras registradas, mas qdo retorno, não as vejo!!!!
    Bom amigo, saudade imensa de ti!!
    Tenha paciência q logo vc estará de volta, em terra firme, ao lado de sua família e amigos!!
    Bjocas


  3. ahoy! Says:

    é, cara... tá aí a coisa da intensidade que todo mundo se dá conta um dia nessa vida de navio. 2 meses como se fossem 2 anos. e outra coisa que tu vai se dar conta é do ultimo mes a bordo, que demora mil anos. pra mim falta exatamente um mes pra chegar em casa, mas tá demorannnnndo! boa sorte por ai, abraço!


  4. Carol!! Eu recebo sim, tuas mensagens. O problema e que gosto de publicar elas somente quando eu respondo...por isso tem demorado..pois a internet e cara e tals...a unica que e barata e a que eu uso para postar...
    Enfim. OBRIGADISSIMO pela sempre presenca, amiga! Saudades das conversas ao pe da mesa...que se estendiam ate o caminho para casa....saudades.
    Beijos a vc e a todos dai...esteja bem!!

    Mr Farion!! UM MES e quase nada para quem ficou o contrato todo, nao???
    Espero alucinadamente que este dia chegue para mim: o dia em que faltar um mes pra mim!!

    Anonimo..obrigado pela visita, pelo comentario! Pesquise bem antes de decidir essa vida. E valida sim, mas tem um PRECO!!!

    Saude e paz a todos!


  5. Unknown Says:

    Ooiii Elii....estou aqui te lendoo...e consigo ter algumas visões do que voce descreve. Vc ja melhorou? eh mto ruim ficar doente e "sozinho" sem a sopinha da mamae neh....
    Que saudades da Croacia...de Dubrovnik..uma gracinha este lugar. Olha eu estive na Europa, e passei por Veneza...fomos a familia toda..foi muito especial Cheguei a ver um Costa atracado..sera q era o seu? Estive la dia 17 ou 18 nao lembro agora....
    Vc tem data para retonrar ou volta soh com o navio???
    Força aí!!!!
    Beijos do Brasil!


  6. Marcelleeeeeeeee!!! Saudades! E pensar que tudo comecou com a sementinha que voce plantou...e agora a ideia de embarcar e real ehehe
    Estou em Veneza todos os sabados...e nosso porto de embarque! Quer dizer que estivesses por aqui?? Chique ha??
    Meu retorno ta marcado para Outubro, no maximo inicio de novembro. No meio de novembro temos dry dock e entao o crossing, mas acho que nao farei o crossing nao...voltarei daqui da europa mesmo...mas ate la tem chao..sao mais cinco meses pelo menos!
    Beijo querida! Nos vemos em breve, certo?!?!?


  7. Carla Yabiko Says:

    Estou lendo tudinho por aqui.
    Vc sabe que esta no meu coração e te amo de verdade, igual a um irmão. Todo mundo pergunta por ti. Cuidado com a saúde, com isso não se brinca.

    Beijos da sua amiga, Carla


  8. Elaine Santos SP Says:

    OIEEEEEEEE QUANTO TEMPO SE NAO PASSA POR AQUI ...COMO ESTÁ PASSANDO AI... AI ELI TO TAO FELIZ ONTEM COMECEI O CURSO DE BARTENDER E O PROFESSOR SHOW DE BOLA, UMA TURMA BEM LEGAL SABE ME SENTI SUPER BEM, E ELE SEMPRE FALANDO O BAR BOY(NAO SEI PORQUE VOCE VINHA EM MINHA CABEÇA) rs..
    ESPERO QUE ESTEJA BEM..
    BEIJOS SUCESSO AI SEMPRE..SAUDADES DE BATER PAPO PERGUNTAR PERGUNTAR PERGUNTAR E VC SEMPRE ATENCIOSO A ME ATENDER.. QUE SAUDADESSSSSSSSS..


  9. Olaaa,

    Li sobre suas experiências a bordo e estou tentando me preparar irei como BAR SERVER no navio Island Escape, esta semana vou no consulado e estou no aguardo da data será meu primeiro contrato e estou bem ansiosa pra embarcar e de certa forma com os pés no chão, tenho 02 amigas que trabalharam durante anos em navios pela Costa e estou sabendo mais ou menos como funciona pois só a prática levará a certeza de como será, kkkk
    Bom tem algumas dicas de quem trabalhará no BAR? Tipo que bebidas mais vende, coquetéis, cafés e quanto mais ou menos por dia se vende? Uma base...
    Obrigada desde já
    Milena


  10. Camila Castro Says:

    Oi, nem sei bem dizer onde achei teu blog, tenho lido tantos sobre "vida a bordo" ultimamente, que ja to doida, rsrs... mas o seu é fora de séria.. muito simples, muito real... tenho muita vontade (acompanhada de um tanto de medo) de arriscar essa jornada... por enquanto, estudando ingles pra não sofrer o dobro com os gringos e principalmente com os CHEFES, que em bom portugues ja são dificeis as vezes, imagina em ingles, rsrs.. Bom, adorei tudo que li, estou aki há umas 3 horas ja... Ta no favoritos jah, e vou voltar sempre, ansiosa por novas noticias... muita sorte por ai, e sei que vc sabe no seu coração que apesar de dificil, tudo que vc ta vivendo ai é UNICO, e a sua REALIDADE tem sido meu meior sonho nos ultimos tempos... valeu por alimentá-lo um pouquinho mais, afinal, é deles que tiramos a força de encarar a realidade tds os dias... Bjos!!!


  11. Marcela Lima Says:

    Olá! Eli!
    Tudo bem por ai?? sempre dou uma passadinha por aqui com o Leandro, p/ ver como esta sendo tua aventura e ver como vc esta! marcamos mesmo o casamento, para dia 02 de Julho, dessa vez tem que sair rsrs gosto muito do teu irmão e espero mesmo que vc possa estar por aqui, fico mto feliz que tenha gostado da noticia!
    Estamos aqui torcendo p/ que de tudo certo na tua trajetoria!
    beijoss

    Marcela Lima


  12. CARLAAAA!!!
    Tambem amo voce, viu?! Te mandei uma big carta por uma menina que desembarcou em Santos. Talvez chegue ainda esta semana.
    Fique bem ai, viu?!?!

    Elaineee! Valeu pela presenca de sempre! E a tua data????? Talvez amanha eu possa postar algo. Beijao!

    Milena! Valeu pela visita, viu?? As dicas estao picadas aqui nos posts, se puderes, de uma olhada. Ha diferencas de companhia. Aqui na Costa, na Italia, vende-se muito cafe. INCRIVELMENTE. Mas eu tenho dado dicas aqui e postarei mais nos proximos dias. Beijo e sucesso!!

    Camila!! Poxa. Valeu mesmo pelas palavras! Isso mesmo! Leia muito e, se puder, tenha contato mais direto com quem embarcou. A coisa e pesada mesmo e voce tem que ter FOCOOO! Apesar da vida louca de navio tento sempre alimentar aqui. Volte sempre que quiser, viu?? Beijo e sucesso!

    Marcela!! Cunhada! Pode ter certeza que estarei ai viu?! Essa vida a bordo pretendo levar boas esperiencias e com certeza volto para casa!! Beijoo e ate mais!


  13. Anônimo Says:

    Caro colega de compania, gostei muito do blog, especialmente essa parte q fala sobre aulas de idiomas, nao resisti, to curiosa, essas aulas sao caras, sao inclusas ? Como funciona ? Vlw.


  14. Amiga...
    Sobre os cursos, não são pagos não.
    Você se inscreve com o Crew Lecture e ele verá com você o melhor horário.
    Dizem que dependendo do navio se você faz aula, pode ter dispensa do trabalho e tals. Eu honestamente não sei, pois no Victoria não era assim, então eu tinha que fazer durante meu horário de folga da tarde.
    Vale dizer que não é nada fácil conciliar os horários, mas, se tiveres perseverança e determinação...chegará ao fim com idioma legal!


  15. Oi Eli, eu outra vez! rsrsr
    Li neste post que algumas pessoas embarcaram sem saber inglês, mas como elas conseguiram passar na entrevista? Até o curso vc citou que é todo ministrado em inglês! Como é possível?

    Dinamara


  16. Oi, Dinamara!
    Tudo isso é na teoria.
    Mas na prática tem sempre as exceções.
    TEORICAMENTE, o curso é feito em inglês, mas não é assim também No fim rolou tudo em portuga. E até a prova, que deveria ser SOMENTE em inglÊs, rolou uma ajuda em português...

    Enfim: não é tão rígido assim!