Vazamentos dentro do navio

Dizem que somente os navios da MSC é que apresentam problemas. Na verdade não é assim. Grande parte dos barcos sofrem algum tipo de pane, vazamento ou outro problema enquanto está no meio de um cruzeiro. A diferença está na grandiosidade do problema. Se pequeno, é resolvido sem os passageiros suspeitarem de sua presença. Se grandes demais, é precisso até cancelar o cruzeiro, como foi feito no MSC Musica, semana passada.

No Victoria, que é muito velho, ocorriam muitos vazamentos. Muitos. Só no bar onde eu estava tivemos muitos problemas deste tipo que se agravavam e vinham à tona quando o barco começava a tremular com o agito das ondas.
Uma das piores foi ter água negra caindo do teto, direto na estação onde colocávamos os salgadinhos para o aperitivo que é servido ao passageiro, quando ele compra um drink. Desastre. E quem limpa??? Eu o bar boy. O cheiro denunciava que tudo vinha do alto, de alguma tubulação de esgoto, de repente do banheiro.

A última foi ver essa mesma água negra caindo, desta vez no restaurante que trabalhou a noite toda, para conseguir contornar a situação e repreparar as mesas molhadas, para o almoço do dia seguinte! Detalhe: neste dia ao mesmo tempo que vazava no restaurante, que ficava imediatamente abaixo do bar onde eu trabalhava, subia o mesmo líquido pelo chão do nosso bar. Então o efeito era: se eu jogasse água na minha pia, além de vazar tudo pelos ralos do bar, ia para baixo, atingindo o restaurante.

Imagens únicas

Começo a postar aqui meus videos feitos durante a temporada na europa.

Na última segunda-feira, dia 16 de dezembro foi lembrado o dia de Santa Luzia (± 283 - † 304).
Aproveitando, começo a postar meus vídeos da temporada do navio, por este, que fiz na Igreja de São Jeremias, em Veneza, onde lá encontrei, em exposição, a tumba da santa. O corpo foi levado para lá no ano de 1.204 (!!!). É possível visualizar suas mãos e seus pés, com ossos expostos, semelhantes a gravetos. O rosto, claro, é coberto. Fiquei admirado e impressionado com a imagem, que pode sim, ser considerada conservada, mesmo depois de muito, muito tempo.
De acordo com a igreja católica Luzia foi muito religiosa e decidiu não se entregar a homem algum. Estava prometida a um homem rico, mas não religioso. Recusou ele e ainda sugeriu doar o dote aos pobres. O homem, rejeitado, entregou ela para uma autoridade na intenção de que ela sacrificasse sua virgindade em nome de deuses pagãos. Recusando, foi perseguida, presa. No auge das negociações, ela perguntou o que tanto chamava atenção nela, para que todos a quisessem. Citaram seus belos olhos. Na prisão ela pede uma bandeja de prata, arranca seus olhos e os dá aos pagãos em sinal de "Não era isso que querias. Agora os tens", além de mostrar que sua vida, seu corpo, seus votos, pertenciam a um só Deus. Foi morta, decaptada, mas seguiu o que sempre quis, sua fé.

Eis o vídeo:


1 mês d.C.


Bairro Quietude, Praia Grande, São Paulo!
Um mês depois da Costa! Um mês em casa, três sem escrever aqui.

Uau!
Voltei, completados meus oito meses e duas semanas de contrato no Costa Victoria.
Oito meses trabalhando TODO-O-SANTO(NEM TÃO SANTO ASSIM)-DIA! Mesmo quando fiquei muito doente (postei aqui), mesmo quando quis ter uma folga para ir numa festinha a noite. Sempre.

Voltei com todas expectativas cumpridas. Fui preparado para o pior e o pior, de fato, não veio. Enfim, fui muito focado, e, por conta disso, sei que voltei consciente de que a experiência realmente valeu a pena.

Idiomas

SIM, pude melhorar sim, meu inglês, sobretudo o que diz respeito à dinâmica de pensar em inglês. A coisa chegou em um nível tão absurdo, que eu falava em castelhano (espanhol) com meu chefe ao telefone e ao mesmo tempo interagia com alguém em inglês na minha frente, reportando algo que ele me perguntou. Ao mesmo tempo. Aí vi o segredo - estar no ambiente que fala outra língua ajuda e muito. Pois você tem de falar se quiser interagir. Não é como no Brasil, onde se tenta, mas sempre temos a segurança do português para recorrer, quando a coisa não flui. Era automático, o cérebro mudava a chave do idioma e logo eu estava pensando na língua. De verdade!
Então, voltei com meu inglês bem legal, fluente não, pois não lidava com nativos (norte-americanos somente passageiros), mas eram todos caras de outros países que falavam inglês, cada um com seu sotaque. Este é o lado chato, pois seu acento acaba dando uma piorada e quando você percebe está falando uma palavra mau entonada ou com acenturação errada. Mas ganhei vocabulário e rapidez na compreensão e conversação. Voltei com meu espanhol bem melhor, pois tinha amigos e chefe latinos, então, claro que eu não falava em inglês com eles, mas em portunhol. Voltei ainda com o italiano. Compreendendo bem e falando mais ou menos. Melhorarei isso aqui. E ainda, me joguei no francês, chegando a me comunicar com passageiros, mesmo falando quase nada. Isso também vou continuar aqui!

Lugares

SIM, visitei muitos lugares durante esses oito meses. A ponto de enjoar e não querer mais descer nas últimas semanas. Claro, houve lugares que não foi possível descer, mas voltei satisfeito por onde passei. Nessa parte, posso dizer que tive sorte grande, que não terei em outro contrato. Eu trabalhei a vida toda no mesmo bar, no mesmo horário, diferente de muitos que são mudados e pedem para mudar o tempo todo. Isso facilitou, pois eu era responsável por fechar o Grand Bar, o principal do navio, como todos sabem por aqui. Isso quer dizer que eu iniciava meu dia de trabalho sempre, sempre ao meio dia. Sempre. E na temporada inteira, o roteiro era sempre o mesmo, sete dias de cruzeiro que se repetia toda semana. E quase todos os portos eram de manhã, tipo das 8h às 14h em média - o que quer dizer que eu, tendo a manhã livre até o meio dia, sempre tive espaço e tempo suficientes para sair e aproveitar. Enfim, sorte mesmo.

Tempo a bordo

Realmente ter tempo para fazer o que gosta a bordo é complicado. Mas você deve se adaptar. Eu tentei fazer aulas de italiano e não consegui conciliar os horários. Desisti e fui aprender com os passageiros e próprios tripulantes, falando. O tempo que eu dediquei pra mim, era sempre depois que eu acabava o expediente, depois das duas da manhã. Como eu tinha de pegar no batente ao meio dia, não pesava tanto para mim ficar acordado até mais tarde. Nessas horas, via filmes que pegava no padre. Vi mais de quarenta filmes. Menos do que eu queria, mas valeu. Isso porque passei a fazer algo de tarde que eu não fazia. Usava sempre minha folga da tarde para comer e fazer algo, mas nas últimas semanas, passei a comer e ir direto dormir. Não pude resistir a isso. O sono passsou a ser revigorante para fechar o bar até tarde. E depois, deixei os filmes da madrugada, pelas festinhas na cabine de amigos, pois no final, os brasileiros começaram a voltar e era inevitável termos festas e reuniões até tarde da noite. Valeu. Pude aproveitar tudo dessa maneira. Tempo cada um tem o seu. No meu cas e na minha função, tive tempo fixo sempre, mas outros têm tempos diferentes a cada semana. Alteração sempre. Isso cada um é quem diz.

Não pude fazer

Por conta de começar e terminar tarde, eu definitivamente não tive vida social a bordo. Todos me conheciam como aquele que nunca ia às festas semanais no bar de tripulantes. Mas foram consequências do meu foco. Meu objetivo era descer nos portos, então, ficar no bar até as duas da manhã valia a pena, sabendo que teria a manhã livre para sair. Outros, porém, abriam o bar às seis da manhã e acabavam às dez e meia da noite, podendo se arrumar e ir para as festas noturnas. Com isso, sem ir às festas, eu não era tão conhecido, tão visto e, consequentemente, não me relacionava com tanta gente (ficar, namorar..etc). Mas fez parte. Um ponto positivo é que não gastava com bebidas no bar, como muitos loucos faziam. Enfim, preferi assim. Questão de foco. Mas que era triste, era, sim, triste. Triste não - depressivo. Era depressivo toda a semana planejando adiantar as coisas, na esperança de que, quando chegasse a quinta-feira, pudesse largar cedo no bar e correr para o bar dos tripulantes, sempre com baladas e festas temáticas. Perdi isso. Perdi festas a fantasia, festas ao dia da independência de países (só fui na do Brasil e da Índia, esta última, a melhor) e deixei de expandir meus contatos, restringindo àqueles que via no meu setor e outros que por acaso me aproximava.

Voltar pro navio??

Logo que cheguei até pelo menos completar quatro meses de contrato, eu jarava que não voltaria. Nunca mais. Isso pelo estresse, por tudo que passei de dificuldades até ali. Depois disso, tudo foi ficando rotina e nada mais era um peso para mim. Acostumei-me a tudo e comecei a pensar que era possível sim pensar em um retorno. Um mês antes de acabar o contrato já estava fazendo planos de como, onde e quando pretendia voltar. Terminei o contrato sabendo que quero voltar para mais uma temporada e basta. E assim está sendo. Estou há um mês em casa e esperando contato do meu agenciador. Pretendo retornar para fazer mais um contrato e parar. Mais para reforçar a experiência e conhecer outro lado da Europa. Quero antes, se possível, fazer aulas de francês. Espero que estes planos sejam possíveis e quem sabe, embarcar depois de um ano aqui. Até lá, trabalharia aqui e depois embarcaria. Enfim. Planos e possibilidades!

Muita coisa queria ter dito aqui, mas esqueci. Vou dizendo aos poucos e, se houver, conforme perguntas de leitores.

RESUMINDO

Fui, trabalhei, ralei, sofri, mas curti (e muito) e SIM volto de novo. Se tudo dê certo para que isso ocorra, voltarei sim.

Obrigado

A todos os que acompanharam meus relatos por aqui, àqueles que mesmo tendo bastante dúvidas que já estavam respondidas em posts anteriores, deram uma palavra de incentivo e a todos todos que de alguma forma entraram e deixaram uma energia positiva. Acreditem, isso faz a diferença para quem está lá!

To chegando



Gente....depois de muito tempo sem nada postar...aqui vou eu:

TO CHEGANDO NO BRASIL DOMINGO, DIA 14, AS 7 HORAS DA MANHA!!!!

Depois conto mais...claro!

:-]

Trate bem o garcom!

Veneza, 17 horas, meio-dia no Brasil...
Ciao para todos!!

Agora faltam nove cruzeiros para o meu retorno a casa...
Neste post a coisa ficara um pouco mais literaria, com citacoes e textos que nao sao meus, mas que foram a mim enviados...

Nesta reta quase que final de minha temporada de descoberta/trabalho na europa, iniciarei a postar trechos de escritos que recebi de amigos, a quem pedi que escrevessem em um caderno coisas que eu deveria ler somente quando estivesse, de fato, no barco, a bordo. Infelizmente nao houve tempo para que todos os que eu desejava que escrevessem, pudessem escrever, mas, enfim, tudo ocorreu como teve de ser...

Aqui vai um trecho que diz MUITO sobre esta vidinha que tenho tido aqui. Foi escrito por Clelia, uma amiga que ultrapassa os limites virtuais de blogs e emails trocados. Ela foi muito sabia, como sempre o eh, ao escrever isso:

"...Voce estara sempre rodeado por pessoas, tera de servi-las, acompanha-las, ajuda-las. Mas, eventualmente, sentira solitario. A solidao da privacao de contato com parentes, amigos, sua lingua, sua terra, seu povo, sua cultura, suas coisas...Sentira falta do aconchego, do carinho, do toque de quem vboce quer bem e lhe quer bem tambem. Isto tudo sera doloroso, mas, temporario. Voce tera de superar, para conseguir seu intento. Sera um grande desafio!"

Pois eh sempre assim que me sinto. Antes, sempre que sentia a minha situacao de "tanta gente ao redor e o imenso sentimento de estar soh" vinha acompanhado de muitas lagrimas, mas agora o maximo que faco e dar aquele suspiro preso, acompnhado de um "ai ai...". Se antes, quando havia muitos brasileiros por perto, trabalhando junto comigo, eu me sentia assim, imaginem agora, quando sou o unico brasileiro no bar...
Mas o que me conforta eh que tudo isso eh realmente temporario. Tanto as experiencias pesadas, quanto as experiencias maravilhosas. Tudo passara! E eh preciso estar atento a este tempo correndo, para que nao se tenha perdido tanto, ao final de tudo, para que nao haja arrependimentos.
Clelia ainda enviou uma carta que compoe o livro chamado "Paratii-entre dois polos", de Amyr Klink, um viajante nato, descobridor de mares e de riquezas ao redor do mundo. A carta foi citada por Clelia, pois tinha o mesmo intuito do caderno de mensagens que criei: uma especie de porto seguro para se recorrer em momentos de tormenta, para mostrar que o mundo e a vida reais estao la fora, em terra, onde ha pessoas que sao queridas e que me querem bem. Eh isso...


Bem...aqui as coisas estao sem novidade. O que eh normal quando se tem uma rotina eternamente repetitiva.

Vou escrever sobre coisas que tenho anotado para escrever, mas que sempre me esqueco.

Esta vai para o publico em geral, principalmente quando se esta do outro lado da mesa - o de cliente, o de quem recebe o antedimento. Uma coisa engracada que eh verdade e quem trabalha em restaurante, bar ou qualquer lugar que ha atendimento a cliente no ramo de alimentos/bebida eh o cuidado com a forma com que se trata o garcom. RESPEITE O GARCOM! SEMPRE. Ok, o respeito deveria ser conduta natural e que nao necessitaria de ser pedida assim, mas explico porque esta importancia do respeito e cordialidade com aquele que te atende na mesa.
Gente, aqui no navio, que preza pelo servico de altissima qualidade e padrao, eu ja vi garcom fazer de tudo dentro da pantry. Para se ter uma ideia, uma vez um destes garcons foi destratado em frente de todos no bar. Coisas simples que poderiam ser evitadas se o cliente tivesse um minimo de espirito esportivo, para levar numa boa, como uma piada. Mas nao. Este cliente reclamou que seu cafe nao estava quentissimo o bastante, pelo menos a seu gosto. O garcom tentou explicar que o cafe eh feito em uma maquina e, portanto, seria muito complicado controlar a temperatura da mesma. O cliente reclamou, alto e, por fim, aceitou que outra chicara. O que ele nao soube eh que seu novo cafe veio um pouco diferenciado. O garcom, que sentiu-se injusticado pelo mau tratamento, se encaminhou para a pantry, parte interna do bar, onde o cafe eh feito, enfiou seu dedo no nariz e depois, adivinhem, meteu o dedo na chicara de cafe. E serviu. Preciso dizer algo mais? Detalhe, o cara estava gripado, naquela fase em que tudo eh eliminado no nariz. E ele nao foi o unico. Ja vi de tudo neste sentido, que nao quero e nem preciso comentar, voces podem imaginar. ENTAO: cuidado com o poder do garcom. Trate-o bem, ainda que na ironia, trate-o bem, pois eh ele que pegara seu pedido e o levara ate a mesa.

No restaurante ja vi coisas loucas tambem, quando estou de passagem na cozinha. Coisas como re-utilizar os copinhos onde foram servidos uns docinhos liquidos, de entrada, antes de qualquer refeicao. O bonitinho apenas pega os copos usados, sujos e completa-os de novo, coloca na banmdeja e os serve na hora aos passageiros trajados de roupas chiquerrimas, em plena noite de jantar com o comandante do navio, noite de gala. Pois e. Estes sao os bastidores.

De resto eh isso por enquanto. Nao acredito que haja algo mais a ser colocado aqui, agora. Entao, nos vemos na proxima postagem. Deixo aqui, uma outra mensagem, daquelas que eu so deveria ler a bordo. Ela vem de casa, da Conceicao, minha mae postica, mais verdadeira do que nunca. Por coincidencia ela fala de uma das coisas que mais me impressionam aqui, pelo menos uma vez por mes. Sempre que deixo o bar, vou ate a parte externa do barco para ver como esta o mar, se agitado ou calmo, e as vezes me deparo com a lua cheia, dando do alto uma luz impressionante sobre o mar escuro na noite. A imagem eh hipnotizante. A lua a cobrir com uma luz fortissima, um feixe, uma parte daquele mar escuro. Fico sempre parado, olhando e me alimentando daquela imagem, que ja tentei captar de todas as formas da minha camera digital, mas sem sucesso. Somente os meus olhos o conseguem, mais que a minha lente nada profissional da maquina de foto. Enfim, a mensagem, em meio a frases como "Como dizem, os filhos sao criados para o mundo" e "Que este mundao te receba com todo amor e carinho", ela deixou: "Olhe aquela estrela bem no alto. Eu a coloquei para iluminar todos os seus sonhos. Felicidades." Disse tudo. Lembro-me que li isso a primeira vez quando voltava de um dia super triste, quando fui admirar o ceu de lua cheia e estrelas ao redor. Chorei muito.

Deixo ainda um texto muito conhecido tambem de Amy Klink e que minha amiga Carol Binato transcreveu em sua mesagem a mim:
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, nao por meio de historias, imagens, livros ou TV. Precisa de viajar por si, com seus olhos e pes, para entender o que eh seu. Para um dia plantar as suas proprias arvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distancia e o desabrigo, para estar bem sob o proprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que nao conhece para quebrar essa arrogancia que nos faz ver o mundo como o imaginamos e nao como simplesmente como eh ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que nao vimos, quando deveriamos ser alunos e simplesmente ir ver."

Eh isso. Espero que as postagens nao sejam chatas para quem le.....enfim...eh o que sinto e o que escrevo...o que vivo aqui....


Beijo a todos.
:-]

Faltam dez cruzeiros!

Veneza, Italia, 11h horas da manha (6 horas no Brazil-sil-sil!)

CIAO tutti!
Agora tenho meu netbook, uma versao pequena do notebook. Agora posso acessar internet gratuita nos portos onde ha sinal wi-fi e ainda posso digitar minhas coisas e depois posta-las quando houver sinal.
Agora faltam exatamente dez cruzeiros, ou dez semanas, para que eu cumpra minha pena, ops, para que eu termine meu contrato de bar boy na Costa. Uau! COMO TA PASSANDO RAPIDO isso tudo!! A vida diaria aqui e dura, pesada, nao e facil, mas que os dias passam rapido, isso sim, e verdade. Impressionante isso.
Agora a fase para mim e de aproveitar o que eu ainda nao pude\quis e me ligar que esta pode ser a ultima oportunidade de estar em lugares tao diferentes na mesma semana.
A fase eh tambem de economizar e focar direto na "juntanca" de dinheiro hahaha. MAs e verdade. Nao adianta se matar meses aqui e voltar sem ter poupado.

Uma coisa louca e interessante que tem ocorrido nesses meses que antecedem a temporada America do Sul (incluindo Brasil) eh ver gente que estava aqui quando eu cheguei, que em alguns meses finalizou seu contrato e foi para casa, MAS AGORA retorna para trabalhar de novo no Victoria, apos cerca de dois meses de ferias. Um deles eh aquele Bulgaro de quem eu tinha falado antes aqui. Ele foi embora do nada, sem eu ter podido falar com ele e agora o vi circulado nos corredores daqui e me surpreendi ao reve-lo a bordo. Ele tambem ficou surpreso em ainda me ver a bordo.

Em comentarios na comunidade do orkut, vi muitos brasileiros que aguardavam comigo data para embarque como bar boy e somente agora estao recebendo, meses e quase um ano depois. O mais legal esta sendo interagir com eles, principalmente aqueles que entrarao no Victoria. Vou tentar, ao poucos (sempre aos poucos) informar estes caras sobre o que eles encontrarao por aqui. Pois se nada for alterado e possivel saber quem eles irao substituir e, assim, informar sobre o dia-a-dia e que tipo de trabalho eles farao aqui.
O que adianto aqueles que sao tripulantes de prima volta e que a temporada "brasileira", que na verdade e temporada America do Sul, os negocios tendem a serem maus mesmo. Se aqui na Europa estamos com dificuldades para ter boas comissoes, imagino quando chegar nos brasileiros. As tres semanas em que fiquei no Brasil antes de cruzar para a Europa, pude presenciar as comissoes mais baixas que tivemos.

Para quem pediu informacoes atuais do navio, vamos la. O nosso atual bar manager, o gerente, eh um chamado Fabrizio, italiano, que desde que chegou tenho a impressao que alterou o percentual de comissoes para todos, pois assim que ele chegou as comissoes da semana desceram muito, ate que ele iniciou campanhas para vender mais e fazer mais dinheiro, mas a situacao continua a mesma. Um dos assistentes do gerente, Arturo, um dos melhores que tive ate agora. Hondurenho, serio, ele e do tipo que valoriza aquele que trabalha corretamente e, por outro lado, eh vingativo com aqueles que mostram corpo mole e falta de envolvimento. Este ultimo aspecto infelizmente eh muito encontrado em brasileiros. NAo em todos, mas na maoria daqui. Isto e fato. Isso porque os brasileiros, em relacao as outras culturas, se acham superiores, enquanto as demais nacionalidades nao ficam se impondo, apenas trabalham para MOSTRAR (por meritos) que possuem superioridade. Ja os brasileiros em sua maioria falam mal dos asiaticos, pois se acham melhores que estes, porem nao podem negar que estes sao os que mais trabalham pesado. Enfim...este assistente do bar manager e o que mais tem contato conosco, funcionarios do bar, enquanto o gerente mesmo se encarrega das partes mais "monetarias" da coisa. E fato que desde que este gerente italiano chegou as coisas mudaram para pior. Nao consigo deixar de pensar que ele faz um leve desvio de grana para o bolso dele. Penso pela logica....quando tinha o gerente latino, trabalhavamos bem menos, nao apelavamos para tantas promocoes e ainda assim tinhamos um bom salario no mes seguinte. Imediatamente apos a chegada deste novo gerente, as comissoes cairam e o salario nem se fala. Para o latino o cambio de dollar para a moeda deles e quase parecida no Brasil, entao nao e taaao mal assim. Mas para o italiano nao tem cambio: se ele recebe seis mil euros, sao seis mil euros, pois esta eh a moeda dele. Entao, acredito mesmo que ele desvie um percentual maior, para obter um salario maior para ele, o que um latino nao precisaria fazer....
Enfim, fico a imaginar como sera na temporada America do Sul, o que vai acontecer com o salario. Mas nao estarei la...

A cada dia que passa tenho aprendido cada vez mais sobre atendimento. Tenho atuado muito mais como garcom do que como bar boy, que na teoria deveria trabalhar apenas na parte interna do bar. Realmente tenho me achado nessa posicao. Se eu voltasse para o barco, provavelmente seria como garccom...apesar de nao estar certo se eu seria capaz de fazer dinheiro facil. O gerente tem me colocado para atender as mesas, mais uma vez por questao de estrategia. Eh assim: trabalho no Grand Bar, o principal bar do navio, tanto em tamanho, quanto em importancia. Eh o bar que mais faz dinheiro por dia. Inicio ao meio-dia, sempre. Assim que chego, normalmente eh o horario em que os passageiros estao retornando da visita externa, pois o navio para nas cidades todas as manhas e fica ate umas 14 horas no maximo e depois parte para navegacao. Antes disso, todos os passageiros devem estar a bordo. Entao, ocorre um efeito semelhante todos os dias.
Assim que o passageiro chega da excursao a cidade, ele pretende comer algo, de preferencia de forma pratica e rapida. Entao TODOS costumam ir para os andares superiores do barco, onde ficam os buffets, self services e bares de piscina. Isto significa que o potencial de vendas esta concentrado la, acima. Logo, os garcons que estao trabalhando nos bares internos do navio (como no Grand Bar), sao chamados para cima, onde estao quase todos os passageiros. No meu caso, como o garcom eh chamado acima, eu tenho de substitui-lo no meu bar. Entao todos os dias passo do meio-dia ate as quatro atuando como garcom. Este e o meu horario todo (trabalho das 12 as 16, tenho uma pausa e retorno as 19 para ficar direto ate as 2 da madruga, quando fechamos o bar). Isto significa que quase nao me sobra tempo para que eu faca a manutencao rotineira da minha pantry (ja expliquei que a pantry seria a cozinha, mas como nao temos comida, apenas bebida, chamamos de pantry). O fato e que nunca consigo ter tempo de limpar detalhadamente, pois sempre estou pegando ordens e servindo mesas. O QUE TENHO ADORADO. Alem de contato com passageiro, ganho experiencia em atendimento, que estou gostando muito de fazer. Entao, apos servir MUITO cafe e alguns drinks basicos (aos passageiros que nao vao a piscina e/ou que de la vieram), apos tudo isso, vou para meu horario de descanso, as 16h. Quando retorno, as 19h, a minha rotina muda um pouco, mas ainda assim, sem tempo de ficar na minha pantry. Neste periodo, preparo bandejas de bebidas digestivas, que vendemos como promocao nos restaurantes, a apenas um euro (licores, grapas, conhaques e outros tipos que normalmente se vende a cinco euros a dose, passam a ser vendido apenas por um...isso parece apelacao). Fazemos isso duas vezes, pois os restaurantes servem em dois turnos, para dividir os passageiros. Normalmente o primeiro turno eh as 20h e o segundo as 22h30. Depois que tudo isso acaba, preparo outra bandeja. Desta vez sao espumantes que sao vendidos no sistema pague um, beba dois. Depois disso tudo, ai comeco a pensar em fechar meu bar, como limpeza e organizar tudo opara o dia seguinte, quando a equipe que abre o bar chega.

Estando nesta vida de garcom muito se aprende pela observacao. Gafes, cometo as vezes. A que ainda estou tentando corrigir e uma delicada. Normalmente pego as ordens de todos e vou fazer o registro no cartao, para o pagamento. Quando volto, tenho de servir tudo. As vezes, costumo cometer um erro chato. Ao servir a mesa de um casal ou de mais pessoas, se tenho, por exemplo, um pedido para uma cerveja e um copo de agua, eu vou pela minha estupida intuicao e sirvo a cerveja para o homem e a agua para a mulher, quando na verdade a cerveja era para a mulher e a agua para seu marido. Fico sem graca peco desculpas e sorrio e assim acabo amolecendo eles e saio sem levar uma notificacao ou reclamacao. Isso sem falar quando voce atende aquele pessoal mais exigente. Uma vez servi cha e cafe simples. O casal esta na mesa me olha estranho, pois fui, por uma suposta obviedade, servindo o cha para a mulher e o cafe para o homem. ERREI. O cha era para o homem e o cafe para a mulher. Isso e meio machismo ou sei la o que. Resumindo. Tenho de cantar a bola, como no bingo..."O cafe vai para????"... MAAAAAAS! Tenho adorado trabalhar como garcom.

Enfim...vou fincado, por enquanto, por aqui. O texto cresceu e eu ainda tenho muita coisa a escrever. Nos proximos posts darei algumas dicas a alguns parceiros de espera pela data. Sao caras que conheci pela net, em comunidades de recrutamento e aguardam data ate agora. No proximo post explicarei sobre rotinas do bar, especialmente para aqueles que virao para ca em breve, quando eu estiver me despedindo...


Bem, gente. Ate mais, ate a proxima.

DESCULPEM OS ERROS E A ETERNA FALTA DE ACENTUACAO.......

Respostas

Gente...somente para lembrar que estou, aos poucos, respondendo aos comentarios das postagens anteriores, ok??
Aos poucos, coloco tudo em ordem aqui!
Obrigado a todos pela companhia de sempre!!!
eLi

Quase 6

Madrugada de navegacao, cinco horas e quinze, onze e quinze da noite no Brasilzaooo. Postando da internet carerrima, de dentro da cabine, com um notebook de uma amiga.


NOOOOOSSSAAAA!! Quanto tempo sem postar nada neste blog.
Sem falar que ja tenho quase SEIS MESES aqui, o que significa que estou na reta final do meu contrato. Na verdade sao cinco meses...seis somente dia quatro de setembro...

E vao muitos meses sem digitar nada neste blog. Como me sinto mal com isso...
Por aqui tudo na mesma, a cada semana um cruzeiro novo e a cada um uma novidade...ou nem sempre. Alem dos passageiros comuns, como italianos, ja tivemos por aqui, por exemplo, um grupo de indianos, com direito a mulheres e criancas vestidas tipicamente, como viamos na novela. Tivemos ainda um cruzeiro com grande grupo de japoneses, que para mim foram os melhores, pois eram sempre gentis, educados e falavam ingles, tornando facil o trabalho de qualquer um que fosse atende-los (um "Salve" aos japoneses! [impossivel era nao lembrar da minha amiga Carla, cada vez que via um niponico]). Tivemos em outro cruzeiro um grupo de chineses, depois americanos, que tambem foi interessante, pois se ouvia muito aquele sotaque original do ingles norte-americano, com a letra "r" bem ressaltada. Neste cruzeiro com bastante americanos havia tambem muitos negros. Como era legal ver aquelas familias grandes, com negros parecidos com os brasileiros. Adorava esbarrar com eles e puxar alguma conversa, somente para me aproximar mais deles. Neste ambiente europeu, onde se ve muita, mas muita gente branca, encontrar pessoas de cores diferentes e como um achado raro. Enfim…a cada cruzeiro temos grupos diferentes. Quando digo grupos, quero dizer que eles aparecem em maior concentracao, mas eles estao em todos os cruzeiros, mas as vezes acontece de um cruzeiro especifico ter mais do que o normal.

O barco ficou muito tempo sem internet gratuita, pela qual eu postava o blog. Ha meses pedi um notebook emprestado, para digitar nele, salvar no meu pendrive e entao postar em alguma internet fora, pois a internet daqui do navio e muito cara, como se fosse 10 reais a hora. O note eu pedi emprestado no meu novo parceiro de cabine, o Terence, um assistente de bartender indiano. Alias, esta e a minha terceira cabine ja. Nao pensei que iria mudar tanto assim. A primeira foi com aquele brasileiro maravilhoso com quem tive problemas de violacao das minhas coisas. Pedi para mudar, me mandaram para a cabine do garcon de bar indiano, aquele com quem eu ja havia me desentendido e com quem nem falava. Entao ele foi embora por termino de contrato e eu fiquei na felicidade sozinho, com a cabine toda pra mim, ate que o gerente do bar me ligou dizendo que eu teria que me mudar naquela noite. Imagina…suas coisas organizadas e voce fica sabendo que tera de fazer uma mudanca. O argumento que foi utilizado era da que havia muita gente do bar vivendo sozinho em uma cabine que caberia duas pessoas. E la fui eu. Mudei para uma no mesmo andar (terceiro). Nesta estava um assistente de bartender filipino. Ele estava para sair, mas mesmo assim nao queria me livrar dele, pois era um cara muito legal. despois que ele se foi, chegou este novo indiano, que tem sido muito legal e com quem tenho aprendido mais sobre essa cultura que tanto admiro...a indiana. Infelizmente ha muito preconceito da parte de brasileiros para com os indianos aqui a bordo. Sao culturas muito diferentes e, por vezes, vejo brasileiros zombando dos colegas indianos por muitos motivos...enfim...ignorancia de dar vergonha...coisa que nao absorvo...vejo tudo com olhar sobre a cultiura mesmo, pois somos diferentes, vivemos de forma diferente...o que e estranho a nos e normal a eles....enfim, somos diferentes, mas nao somos melhores nem piores....

Dos barboys brasileiros, restou apenas eu. E do pessoal num geral, so ficara eu e uma assistente de bartender, a Jamile, pois a unica garconete que ainda esta embarcada, a Camila, desembarca neste Veneza...e ficara apenas dois brasileiros no bar, mas por pouco tempo, pois em breve novos chegam para a temporada america latina. Sera quando asiaticos serao transferidos para que brasileiros os substituam. As vezes voce tem uma certa amizade com alguem e no outro dia quando pergunta sobre esse alguem, voce ouve "Fulano foi embora, desembarcou ja…". Isso aconteceu com um amigo bulgaro que fiz aqui, o ILiyam Zlatorov, que fiquei de dar uma lembranca do Brasil, antes que ele fosse embora, mas nao foi possivel. Se antes, assim que eu cheguei, a partida dos colegas de trabalho nao causava qualquer tipo de emocao ou saudades, agora o causam. Isso porque, esses colegas de bar sao aqueles que estavam aqui desde que eu cheguei, entao tive mais contato. E quando se vao, da uma certa saudade, mas nao dura mais que um dia, pois a vida aqui continua para quem permanece embarcado. E como continua!!! Voce nem tem tempo de sentir nada, muito menos saudades.

Desde a ultima vez que escrevi aqui recebi tres cartas que me deixaram super feliz. A primeira veio de casa e eu nem esperava receber, quando fui no escritorio do padre e ele me disse que eu tinha algo do correio, foi quando vi aquela caixa amarela, tipica de encomenda. Nossa! Como foi legal receber aquela encomenda. Como a copa estava para comecar, eu falei com meu irmao que eu nao tinnha trazido uma camiseta sequer do Brasil. Foi quando ele falou que veria a possibilidade de enviar uma. E foi o que ele fez. Recebi uma caniseta e uma carta escrita por todos de casa, com direito a desenho da minha irmanzinha. Foi muito especial e o desenho dela coloquei com um ima na parede da minha cabine. A outra carta recebi da Carla, amigona, que me contou sobre suas novidades e me cobrou das minhas. A terceira recebi de uma pessoa que tem sempre, sempre acompanhado este blog, a Elaine. Comecamos a conversar quando eu estava esperando uma data de embarque e ela pensava em entrar nesta vida de tripulante de navio. Conversamos muito e agora ela se prepara para entrar neste mundo louco. As cartas, estou tentando responder, ainda nao consegui....

Tenho enviado dinheiro para casa e deixado um pouco na minha conta bancaria, para cobrir os ainda debitos mensais. Tenho utilizado o sistema Money Gram, que fica aqui no porto de Veneza. Super facil, os atrendentes falam ingles e explicam direito, se precisar ainda arriscam um castelhol. Voce leva copia do seu passaporte e pronto. O dinheiro vai para o banco Itau e voce deve deixar o nome completo de uma pessoa que ira retirar o dinheiro em qualquer agencia Itau. Eles fornecem o codigo e somente esta pessoa designada, portando o código, podera retirar o dinheiro. A cotacao do euro tem caido bem, em relacao ao real. Sempre que envio esta entre 2,15 ou 2,22 no maximo. Na prática, o sistema e facilimo, eles te explicam na hora...ha mais dois servicos alem deste.

Sobre dinheiro ainda, muitos leitores perguntam se vale a pena. De todos que tennho visto aqui, o setor do bar e, sim, um dos melhores para se ter a relacao vida X dinheiro. Mas TUDO e relativo. De todos os cargos, barboy é um dos que mais trabalham, mas em compensacao nao sao que nem os garcons, que devem fazer seu proprio dinheiro. Garcon de primeiro contratro que nao e muito bom de italiano pode sofrer um pouco para vender e ter boas comissoes. E o que acontece aqui, pois muitas vezes voce tem de explicar por exemplo como funciona o pacote de cafe a um italiano, mas se voce nao tiver pelo menos jogo de cintura, nao vende. Eu digo por mim. Apesar de italiano ser parecido de leve com portugues, ainda tenho dificuldades para falar. Espanhol e muito mais fácil, mas a maioria dos passageiros ainda é italiana. Mas, de novo, tudo é relativo. Resumindo, vejo muitos novatos que sao garcons, tanto brasileiros, quanto outras nacionalidades, que quando veem que o nosso salario de barboy chega a ser mais de 1,300 mil euros, dizem que querem mudar de cargo, pois o deles nao alcanca nem 800 euros. Ha dois meses as comissoes aqui tem baixado. Por cruzeiro costumava sair para bar boy, por exemplo, cerca de 260 euros, sabendo que sao quatro cruzeiros por mes, pois eles duram sete dias cada, temos bem mais de 800 euros somente de comissao naquele mes, que sera somada ao salario base. Mas tivemos semanas, ou cruzeiros, que a comissao veio baixa, em torno de 190 e 150 euros. Mas ha duas semanas que o valor voltou a subir. No bar, o garcom faz o proprio dinheiro, ele fica com uma grande porcentagem de suas vendas, o resto e dividido entre todo o outro pessoal interno, entre bar boys, bartenders, primeiros-bartenders, bar mananger e seus assistentes. Entao, enquanto o garcom fica com grande de tudo aquilo que vendeu, os demais ficam com a pequena parte de todos os garcons juntos, o que acaba compensando e fazendo com que o salario seja melhor as vezes que o de garcom. Agora...se o garcom tem mais de um contrato e abocanha todas as vendas, recebera mais que todos. Porem, se o garcom e daqueles que nao tem boa comissao, recebem um salario chamado garantido, que e fixo e serve para casos em que o garcom nao atingiu a cota minima de comissoes. Pelo que sei, para bar waiter, garcom, de primeira viagem, o garantido gira em torno de 900 euros...nao tenho certeza. Parece complicado, mas aqui e facil de entender. Para mim fica assim...bar boy e o que mais rala, por ter de fazer servico de limpeza do bar, mas o dinheiro dele vem mais facil do que o de garcom, isto se ambos forem iniciantes.

Sobre esquema de lavar roupa aqui e assim. Roupa de cama e uniforme a companhia lava. Voce tem um cronograma dizendo os dias que voce pode levar as pecas sujas e retirar as lavadas. Sem problema. Isso eu ja sabia e li em outros blogs. Agora...se voce traz seu lencol de cama, sua fronha, seu cobertor e etc, voce sera o responsavel por lavar. Ou voce pagara para o pessoal lavar ou utilizara voce mesmo uma das maquinas espalhadas pelo navio. No meu caso lavo sempre cuecas, meias e camisetas na mao, no meu banheiro, pois nao quero acordar cedo para encontrar uma maquina de lavar vazia. Enfim, o horario e muito curto de folga, entao nao fico esperando. Mas tem gente que trabalha de manha que encontra facil...mas nao e meu caso que inicio ao meio dia. Mas, como tudo muda aqui, a minha melhor amiga a bordo, uma peruana chamada Karen, me mostrou uma das maquinas que esta quase sempre vazia, pois a secadora de la nao e muito eficiente. Mas para mim que quero apenas lavar, PERFEITO. Depois de cinco meses e que levei as roupas para a maquina de lavar.... Para ajudar tenho muitas meias e muitas cuecas, comprei um monte aqui na Grecia, em lojas com precos bons, entao, tendo muitas pecas, demoro mais para precisar lava-las, mas quando vou lavar, por outro lado, ha um milhao de pecas, ahahaha, mas ta valendo. E para secar, penduro na cabine mesmo, as vezes na entrada de ar condicionado no teto. Em um dia está tudo seco.
Sempre e sempre, tudo é relativo e no meu caso eu descobri que deveria ter trazido mais camisetas basicas do dia a dia, mais bermudas e até sunga, pois meus horários facilitam eu sair, entao até a praia tenho ido dar um mergulho, entao, se eu tivesse equipado, seria mais fácil na hora de escolher algo para vestir e nao ter de ficar usando uma camiseta pretona num dia de sol, porque voce nao tem outra branca....coisas do tipo....enfim....estou dizendo no meu caso.....trouxe pouca coisa...poderia ter trazido mais.

Escrevi demais...volto depois, agora com internet gratuita de volta.
Obrigado a todos voces por sempre acompanharem o blog. De verdade! O tempo tem sido pouco, pois tenho trabalhado muito e dormido muito. Antes ainda preferia ficar acordado, mas mudei. Agora se tenho meia hora de folga, vou dormir......loucooo.

Efim...ate mais!!

Sem conexao

Estou passando, correndo, somente para dizer que estou sem internet no barco ha pelo menos um mes. Estou tentando um jeito facil de postar e em breve continuo por aqui.
Por aqui tudo bem, tudo na rotina...

Obrigado pelos comentarios de voces e continuem acompanhando, certo??

Dois meses

Navegacao, 17h (11h no Brasil <quando estamos na Grecia temos seis horas de diferenca pro Brasil, quando na Italia e Croacia, cinco horas>)

Salve tutti, ciao

Depois de ter escrito da ultima vez e ter deletado tudo, ca estou de novo.
Ja estou com mais de dois meses embarcado. SOMENTE DOIS MESES!!! Mas quanta coisa ja aconteceu, quanta coisa vi, senti, presenciei, aprendi, sofri...
Olhando pelos numeros, dois meses e muito pouco tempo, mas analisando pelo lado mais emocional e um ABSURDO como parece que se passaram bem mais meses.

Assim que completei dois meses, dia 4 de maio, ganhei coisas nao muito agradaveis, mas que agora superei. Tive dores fortissimas no corpo e muita febre. Decidi tomar dipirona direto, mas a febre sempre voltava. Depois de tres dias, as dores em todo o corpo se foram e entao acredito que descobri o que se passava. A garganta comecou a doer e muito. O medico do navio so atende de manha, entao eu nunca conseguia acordar cedo para me consultar. Decidi procurar algum remedio fora. Cheguei em Veneza e procurei um posto ao lado do porto mesmo. La eles atendem pessoal que trabalha em navio. O problema foi que eu nao falo italiano e o medico italiano nao fala ingles, mas falava melhor do que eu falva italiano...
Enfim, ele me receitou amoxilina e paracetamol. Como ele somente receitou o remedio, tive de tentar achar uma drogaria em Veneza, mas estava com pouco tempo e voltei para o barco. La dentro vi a enfermaria de passageiros aberta, resolvi tentar algum remedio. E ela me deu, mas antes me chamou atencao sobre realizar consultas fora do barco, sendo que ha medicos a bordo. Resumindo: eu estava com infeccao na garganta, mas agora ja passou. O problema e que eu trabalhei mesmo estando quebrado.

Esta semana, para compensar, liguei em casa e recebi uma noticia muito legal: meu irmao vai se casar em junho! Dara tudo certo e estarei la (!!!).
Outra coisa que me deixou EXTREMAMENTE FELiZ foi ouvir minha irma no telefone. Ela nunca fala com ninguem, mas naquele dia falou, que fofinha!

Cada vez mais penso que nao vou mesmo voltar para esta vida de barco.
Quem vai emabarcar, esteja certo do que vai encontrar aqui, pois eu sabia de tudo, e ainda assim nao e facil aceitar certas coisas....

Estou super melhor agora.

Esta semana consegui mandar dinheiro para casa. Usei o servico "Money Gram", similar ao "western Union". So preccisei deixar o nome de quem eu quero que receba , alem de um codigo. Assim, ele retira em qualquerâ?¬ agenca Itau.

Agora...sobre algumas perguntas que andaramfazendo...
Sim, somente depois da entrevista com a Denise e que se pode ter certeza de qual cargo fara parte. Um amigo meu, aplicou para bar boy, mas depois que falou com a Denise, ela viu que ele poderia ser bar waiter e assim, no dia de curso avisaram ele que haviam mudado de cargo.
Sobre aprender linguas aqui, sim, e possivel. Desde a temporada America do Sul ha disponivel para quem que, aulas de ingles. O responsavel e um brasileiro, do cargo de crew lecture. Aqui na Europa o certo seria ja termos aulas de italiano, mas a responsavel por isso ainda nao pode embarcar, por problemas de saude. Quando ela vier eu pretendo me inscrever nas aulas. No fim tem certificado e tudo. E valido.
Ainda no sentido de idiomas, perguntaram se e importante o ingles. Eu digo que e, sim, importante ter ingles. MAS se voce nao tem, acaba embarcando para outros setores onde nao exige-se tanto, mas ainda assim, para se comunicar com seus chefes e superiores somente em ingles. Tudo na vida e relativo. Conheco muitos aqui que nao tem ingles, mas estao se virando e buscando aprender uma coisa ou outra. Nossos chefes sao italianos, filipinos, etc, e a unica lingua em comum e o ingles. Eles ensinam o trabalho e nao o idioma, mas isso nao quer dizer que nao seja possivel embarcar. O negocio e, uma vez aqui, ter paciencia e tentar pegar palavras chaves.
No meu caso, que achei que falava bem o ingles, vi aqui que eu simplesmente nao tenho vocabularioespecifico de bar, mas isso eu estou pegando. Coisas simples, como liquidificador, por exemplo. Mas sempe pergunto e tento memorizar os nomes dos utensilios.

Volto depois...estou sem tempo, morrendo de sono, mas deixo aqui meu agradecimento a todos voces que dao uma importante parcela de energia positiva em forma de comentarios, que aqui sao IMPORTANTISSIMOS, como eu ja disse. Tenho lido todos e tentado responder aos poucos. Mas respondo, ok?
Para a minha (ex) editora chefeCarmem, obrigado pelas visitas de sempre e pelos comentarios nas fotos do orkut. Sempre presente han?! Como anda a casa nova?
De resto e isso, leio, respondo algumas duvidas aqui mesmo e depois respondo pelos comentarios mesmo.

OBRIGADO A TODOS PELA FORCA!

E quem quer embarcar, INFORME-SE! A coisa aqui e louca, tem muita gente saindo, uns surtados inclusive, entao, e preciso ter consciencia. O melhor setor que tem bom trabalho X dinheiro e o bar, entao tentem vir de bar, mas saibam que ainda assim, e TRABALHO DURO.
Se for dancarina, cantor, e bom, mas nao ganha tanto..enfim.....informem-se.
Parece que na proxima temporada de fim de ano MUITOS navios da Costa passarao a pagar em dollar e nao mais em euro. Se for verdade, nem o dinheiro vai compensar tanto...se o euro esta super em queda, acredito que por causa da crise da Grecia, imagine o dollar que ja e desvalorizado em comparacao com o real??...
Tenho de me informar mais sobre isso. So sei que a Grecia ta mal, crise, greves, protestos. Mudamos nossa rota la por uma semana, pois a coisa tava complicada e levar passageiros poderia ser complicado, mas agora o roteiro voltou ao de sempre......
Enfim.....quanta coisa acontecendo e quanta falta de informacao minha...ai ai....paciencia...


Ciao a tutti,
eLi
:-)

(agora tenho de apertar o "mandar" e nao o "fechar" hahahaha)

Primeiras fotos




Gente! Postei minhas primeiras fotos, mas no orkut.
Demora muito por aqui e sao muitas imagens. Vou fazendo aos poucos, ok??
Deixo aqui o LINK para que entrem e deem uma conferida.

Esta e a vista do Forte imenso de Dubrovinik, na Croatia, onde estou todas as quintas-feiras.
:-)

Dois meses (fail)

Pireus, Grecia, 17h (11h no Brasil)

Ciao...

Esta e a segunda vez que estou digitando...pois na anterior, deletei tudo ao inves de enviar...
Volto amanha para reescrever...
:-(

Chegadas e partidas

Dubrovinik - Croacia, 16h (11h na terra verde e amarela)

A epoca e de transicao. Desde que passamos pelo tao falado crossing, quando deixamos o Brasil rumo a Europa, sabiamos que muitas mudancas viriam. Inspecao de setores toda a semana, quando temos de fazer uma limpeza GERAL de onde trabalhamos e principalmente a tranferencia de brasileiros para outros navios. Muitos brazucas pediram para sair antes mesmo de atravessar o oceano, pois quem pede sign-off paga a passagem de volta, algo como se fosse a multa recisoria do emprego em terra. Agora que tudo esta estabilizado na Europa, chegaram as transferencias dos brasileiros. A ultima leva sai amanha, em Veneza. Muito menos brasileiros no bar e muito mais Filipinos, muito mais mesmo. Alem disso, um colega aqui pediu para sair tambem. Ele e de Sao Vicente, perto de minha casa. Poblemas de familia o fizeram desistir do barco, faltando apenas dois meses para ele acabar o contrato. Impressionante mesmo, mas nem julgo aqui sobre isso. Mas entendo as vezes porque que brasileiro nao e valorizado a bordo. Valorizado eu digo no sentido de ter cargos altos, promocao e etc. Como investir num brazuca que sequer termina seu primeiro contrato??? Realmente os filipinos tem algo a mais no quesito frieza. Mas todos me dizem que nao e facil para eles. Uma caracterisca diferente e que a grande maioria deles, sejam jovens ou mais velhos, sao casados. Tem cara que casou e duas semanas depois entrou no barco (!!!). O que sei e que se a rotina era pesada, agora fica um pouco mais, pois sao menos brasileiros para conversar. Estou me dando bem com a maioria dos filipinos que entraram, mas e diferente dos brasileiros. O chato e que eles ficam falando o tempo todo no idioma deles. Outro dia um deles ate falou "agora e a nossa vez de dominar", no sentido de que na temporada brasileira eram muuuitos brasileiros a bordo no bar e agora esta tudo misturado, com brasileiros sendo transferidos e outras nacionalidades sendo chamada. Quanto aos novos brasileiros, talvez serao chamados depois de outubro, quando comeca de novo a temporada brasileira. Dizem muita coisa por aqui, dizem que este verao o Victoria nao fara porto do Brasil, mas outros dizem que sim. Ainda nao chequei.

Vendo tudo isso acontecer e sentido cada vez mais o peso da rotina, penso SERIAMENTE em nao retornar para um possivel segundo contrato. Para isso nao quero gastar quase nada do salario. Mas se no final o dinheiro valer a pena, quem sabe....

Meu parceiro de cabine vai embora tambem amanha! Viva. E o indiano que nao fala comigo. Ele e bom, mas simplesmente nos ignoravamos na cabine. Amanha mesmo vira um novo garcom que dividira cabine comigo. Na lista no nosso bar esta escrito que ele e indiano, mas ele nao e: sera um peruano! Acho melhor, pois ate entao eu tinha de conviver com o cheiro forte do rapaz. Dizem boatos que quanto mais o homem for fedido, mais macho ele e. Que coisa nao?! Veremos como sera este peruano...

Nesta cabine nova nunca mais tive problemas de pesadelos. Sim, pesadelos. Acho que nao cheguei a dizer aqui, mas antes na primeira cabine, dormiamos em beliche, eu na parte de baixo. Havia uma cortina que fechava em toda a cama, para ter mais privacidade e nao ser incomodado a noite. O fato e que quase toda noite eu tinha pesadelos sobre estar perdido dentro de um corredor, sem porta, janela e teto baixo, quando eu dava uns berros, derrubava coisas ai eu me tocava que estava dentro da minha cama...enfim, coisas doidas de um mundo louco....

Veneza sem mascaras??

Veneza, 17h (12h no Brasil)

Ciao


Hoje estive pela primeira vez em Veneza. Da outra vez acordei, olhei o relogio e voltei a dormir. Louco, nao, acordar em Veneza e preferir dormir? Mas e assim. E e com isso que temos de ter cuidado, pois aqui as coisas se tornam um tanto quanto rotineiras/comuns/repetidas/banais. Mas depois que voltamos para casa rola aquele arrependimento de ter tido a oportunidade de conhecer a cidade, mas nem desceu. Enfim, decidi descer sempre e quem sabe conhecer a fundo cidades como Veneza. Afinal, como coloquei antes, faremos o MESMO roteiro ate o fim do ano. Entao, todo o sabado estarei eu em Veneza.

Bem, a cidade e perfeita. Nessa primeira descida de pouco mais de duas horas, em meio a uma garoa, pude ver uma cidade bem pequena, que inspira romantismo e e irreconhecivelmente italiana. Realmente a cidade vive sob as aguas (nao que eu duvidasse disso, mas e uma caracteristica marcante. Para tudo se usa barco, canoa e afins. NADA DE CARRO! Automoveis mesmo somente na entrada da cidade, assim que se sai do porto. Ponte, pontes e mais pontes e o que se ve por aqui, por cima do rio, a altura egrande, para diferentes tipos de lanchas, de passeio e de servicos. E engracado ver barcas descarregando produtos em lojas, com a embarcacao estacionada na margem da calcada e os funcionarios tirando as caixas, como fazem no Brasil, porem com caminhoes. Logo na entrada de Veneza propriamente dita vi uma enorme ponte toda em forma de escada, onde o trafego de turistas e GRANDE. Imagine algo parecido com aquela ponte da Aparecida do Norte, mais o caos do Terminal Tiete. E isso que senti. Pessoas levando malas na escada, muita, mas muita gente se guiando por mapas e muitos comerciantes de rua. QUASE TODOS indianos. Se no Brasil temos muito chineses e japoneses no comercio, em Veneza a onda esta para os indianos. Comprei um guia para poder ver o maximo que eu puder de Veneza ate o fim do meu contrato.
Um amigo aqui disse na noite passada que eu devia sim ir a Veneza, mas ele so nao curtiu ver muitas mascaras nos comercios (????). Louco ele. Mas e um cara legal. Seria o mesmo que ir a Salvador, Bahia, e reclamar do excesso de baianas nas ruas. So andei desta vez. Estudarei pontos e voltarei com mais foco. Uma visita interessante que fiz foi ao templo de Santa Luzia. Pena que nao e possivel tirar fotos. No chao vi umas placas de marmore, onde estao enterrados membros da igreja de seculos atras. Me vi no livro Codigo Da Vinci, tentando traduzir os escritos em latin. Mas o que mais impressiona no templo e o corpo mumificado de Luzia. Incrivel, corpo pequenino, coberto por uma tunica, pes a mostra, bem deteriorados, mas impressionantemete intactos (fui confuso ne??). Mas pelo tempo em que la esta, o corpo esta inteiro. Somente o rosto nao e possivel ver, pois foi coberto por uma cabeca dourada, com seu rosto esculpido, semelhante aquelas mumias egipcias. Das maos de Luzia, cruzadas no peito, ficaram apenas alguns ossos, que parecem gravetos entrelacados. A visao impressiona. E e possivel ver de perto, no caixao de vidro, a menos de um palmo de distancia. Impressionante!

Estive ontem em Dubrovinik, Croacia, onde conheci uma cidade antiga, cercada por um imenso forte militar que contorna a cidade, num muro entre o mar e a cidade. Subi o forte, contornei ele todo, dois quilometros. Ao longo da caminhada, vi as casas todas feitas de pedra, em ladeiras de ruas tambem feita em pedras, grandes quadrados beges por toda a cidade. La nao vi muita coisa de diferente, mas as fotos ficaram legais. Pelo que vi por la. Dubrovinik foi a unida cidade croata a nao ser dominada, numa guerra com a Italia.

Aqui, a ultima remessa de brasileiros vai embora, transferidos para outro barco. Novos chegam para substitui-los.

Me pediram para falar sobre os treinamentos a bordo.
Assim que chegamos, somos convocados para varios boat drills, treinamentos e aulas sobre seguranca a bordo, tipo aqueles que temos antes de embarcar. Todo dia sai uma lista sobre quem foi convocado para o treinamento "X" (seguranca ou meio ambiente, por exemplo), normalmente escolhido no seu horario vago. Esses cursos vao ate umas tres semanas. Nao tem erro. O quadro fica ao lado de onde todo mundo come. O chato e que sao muitos cursos e justo no horario vago.
Passados esses cursos, ha os simulados de emergencia. Eles ocorrem em TODO EMARQUE (para passageiros) e uma vez por cruzeiro somente para tripulacao. Somos obrigados a participar de todos. Ha ainda o port maning, uma escala a cada cruzeiro que indica quem deve ficar dentro do barco, em determinada descida. Entao esse tripulante nao pode sair do barco, pois, em caso de emergecia, havera sempre alguem para o apoio.

Por enquanto e isso...escrevo mais depois...

ciao, ciao
eLi

O roteiro

Depois de passarmos por America Latina e outro lugares no crossing, nesta temporada europeia, que iniciou no ultimo sabado (17/4), os cruzeiros serao sempre os mesmos ate o fim de ano. Entao, deixo aqui os lugares que o Costa Victoria estara toda semana:


Sabados - Veneza, Italia - das 9h as 18h

Domingos - Ancona, Italia - das 7h as 13h

Segundas-feiras - Navegacao (no mar)

Tercas-feiras - Santorini, Grecia - das 8h as 13h
Mykonos, Grecia - das 18h as 23h

Quartas-feiras - Pirieus, Grecia - das 8h as 14h

Quintas-feiras - Corfu, Grecia - das 13h as 19h

Sextas-feiras - Dubrovinik, Croacia - das 8h as 13h

E assim se repetira ate o fim do ano.

Ciao per tutti

Noticias da terra

Navegacao, 17h (11h no Brasil)

Ciao

Acabei de tentar ligar em casa para falar com meu pai e nao funcionou. Estou desde ontem tentando e nada...
Durante o dia consegui ligar e fiquei 48 minutos me interando das novidades da terra. Fiquei feliz em saber que a vacinacao contra a nova gripe ja e aplicada em Praia Grande e esta de facil acesso. Meu irmao disse ainda que o Santos e o melhor time do Campeonato Paulista! Contei isso aqui no navio e ninguem acreditou. Disseram que meu irmao quis apenas me agradar, hahaha. Nossa! Como o papo rola quando ligo para casa. E olha que nunca fui de ficar horas ao telefone, apenas para o basico e tchau. Mas agora e diferente, confortante, VITAL.

Pessoal, perdoem-me pelas ainda palavras sem acento e as vezes com erros de digitacao. O tempo e pouco, a maquina e estranha, mas pelo menos posso postar sempre.

Aqui, meu aniversario foi tranquilo. Um dia comum, como qualquer outro (isso e normal aqui). O primeiro a lembrar foi o Christian Canave, um filipino com quem eu me dou muito bem. Era pouco mais da meia noite, ele entrou na pantry do bar e olhou o relogio e disse que ja era hora. Cantou parabens e entao as garconetes brasileiras vieram tambem. No fim, em meio a correria de sempre pra limpar todas as coisas para fechar o bar, ganhei um suspiro (bolo) e no fim da noite ganhei uma barra de chocolate (isso e ouro aqui).

Ontem o cara mais legal do bar em que trabalho pediu pra trocar de bar. O bartender Alvin. Ele se desentendeu com aquele supervisor de quem eu costumo falar aqui. O cara e bom, mas nao tem a menor sensibilidade para lidar com HUMANOS. Eu, que nao tenho opcao, tenho de arrumar um jeito de passar, da melhor forma possivel, o meu contrato sem bater de frente com ele. Agora o Alvin, filipino com quem eu ficava o dia todo no bar e por quem valia a pena trabalhar ali, nao estara ali, para conversarmos. Chato, mas faz parte. Ele saiu para que as discussoes nao se tornem violentas demais ali, em frente aos passageiros. Quanto a mim, ficarei sem um confidente, sem um amigo proximo. O outro bartender dizem que e muito legal tambem. Vi que ele e bem tranquilo, paciente e foi gente boa comigo...veremos.

Ainda nao pude ver todos os comentarios, nem responde-los, mas farei assim que puder. Tem muita gente nova que visita o blog e isso e legal!

Andaram perguntando sobre o salario, se compensa estar aqui. Meu irmao Leandro ainda perguntou sobre o preco das coisas, se e caro ou barato. Pois bem. O salario parece realmente compensar, pois o euro ainda esta valendo razoavelmente bem no Brasil. No meu caso, bar boy, a coisa e mais baixa do que aos garcons, bartenders e outros, mas ainda assim compensa. O salario base e cerca de 590 euros, mas no meu caso recebo comissao sobre todas as vendas feitas pelos garcons. So sei que em um unico cruzeiro de cinco dias, foram 140 euros de comissao para nos. Levando em conta que por mes temos pelo menos uns quatro cruzeiros, isso da uma grana legal sim, convertida no Brasil (nao sei quanto ta valendo o euro no Brasil nestes dias). Os outros bar boys dizem que tenho sorte de ter pego essa fase, pois esta para comecar a alta temporada de verao, quando a a venda de cruzeiros aumenta entre os mais ricos, pois sao pacotes mais caros. Dizem que o nosso salario sempre passa de mil euros (sei nao, somente vendo para crer). No meu primeiro recebi com muitos descontos, como eu ja esperava.
As coisas para comprar nao sao caras de fato. Por exemplo: se voce vai numa livraria e ve um livro que custa dez euros, nao adiante converter para o real, tipo "Dez euros sao quase trinta reais. Ta caro". O lance e se lembrar que a gente ganha em euro e nao em real."

Tem muita gente que liga em casa me procurando, me xingando por que eu nao atendo o celular. Outros deixam comentarios no orkut cobrando uma visita e etc. GENTE! TO NO MAR, nao posso responder. Isso porque eu deixei aviso no perfil do orkut, mas percebo que as pessoas nem leem. Enfim...nao posso fazer muito.

Bem...depois volto com mais coisas...tempo e pouco.
Obrigado a todos que visitam e comentam.
Quem desejar, me escreva, deixei o endereco do navio, em Veneza, no post anterior. Estaremos todo sabado la e o barco retira as cartas enviadas aos tripulantes.

Beijo e passar bem a todos!
Volto com mais calma e poderei responder a todos.

Quase nos 26

Navegacao, 16h30 (11h30 no Brasil)

No mp3:
"Desenho em toda a calcada,
Acabou o giz , tem tijolo de construcao.
(...)
Quero que saibas que me lembro,
Queria ate que pudesses me ver.
Es parte ainda do que me faz faz forte.
Pra ser honesto, sou um pouquinho infeliz...
Mas tudo bem, tudo bem"
(Giz - Legiao Urbana)

Ciao, ciao

Apos um mar de leves alteracoes negativas, ca estou eu de novo, mais tranquilo...
Esta musica acima tenho ouvido bastante aqui. Principalmente na hora de dormir, mas nao demais, pois as musicas da Legiao sempre tiveram um toque triste pra mim. Legiao sempre me faz lembrar do meu melhor amigo que tenho ate hoje, o Fabio Pastorello. Nem pude falar direito com ele, mas, espero ainda ter mais oportunidade...

Aqui, desde o crossing, a cada cruzeiro temos umas mudancas...
Primeiro foi a chegada de alemaes e franceses em massa. Entao, agora, no segundo cruzeiro da temporada europeia, temos chineses e tailandeses (que eu jurava serem japoneses), mas na hora de ouvir os anuncios no alto falante, vi que a lingua era mesmo chines. Isso e doido de imaginar.
Outra mudanca e que na temporada Aerica do Sul quase todos falavam espanhol e enao ficava super mais facil a comunicacao. Agora os alemaes, franceses, suicos e etc simplesmente NAO FALAM ingles. Que coisa nao?! Entao outro dia um garcom me lembrou que essa repulsa pela lingua inglesa vem provavelmente dos resquicios da Guerra dos 100 anos, entre Inglaterra e Alemanha, se nao me engano, entao dai a insistencia de nao falar ingles. Nisso e facil imaginar quao facil imaginar a dificuldade de falar com esses passageiros, nao?! Nada que um milhao de gestos nao resolva.
Ja os chineses, esses sim sao perfeitos de lidar. Quase todos eles simplesmente falam ingles. E muito bem. Por outro lado como e legal ouvir uma americana ou ingles falando. Pois aqui, apesar de o ingles ser oficial entre todos os tripulantes, dificuldades existem. Ainda. Imagine alguem falar "Gibe pibe bodles offi Piper", pois e, isso significa "Give me five bottles of XXX" (Quero cinco garrafas de Piper). Pode parecer besteira falar isso de um philipino, mas na pronuncia isso da muita diferenca. Sem falar na mistura de idiomas (italiano+ingles), o que me faz confundir spremutta (acho que e assim o nome italiano de espremedor de frutas) com permuta e ouvir um sermao do supervisor porque confundiu as duas coisas.

Nesses dias desci em Corfu, na Grecia e nas Ihas Malta. Nas outras nao desci ainda pois sei que ate o fim do meu contrato voltarei la, como Corfu, Dubrovinik (Croacia). Sei que poderei conhecer muito bem Veneza e outros lugares da Grecia, pois estaremos la toda semana. Corfu e bem simples, e velha (no sentido de escombros e nao de antiguidades). Nao fui muito adiante, fiquei perto do porto, que quase nao tem muita coisa. Como voltaremos muito mais vezes poderei conhecer mais, inclusive de bicicleta. Tem muitas bikes aqui no Victoria que qualquer um pode pegar de sair pelas cidades. Farei isso em Veneza (Italia) e em Pirieus (Grecia). Em Malta a sensacao e de estar em uma cidade medieval, cheia de contrucoes em pedras beges, parecendo algo como Afeganistao, porem com torres enfeitadas e esculpidas. Muito morro e muita, mas muita construcao em pedras. Linda. Pena que nao tive mais tempo de explorar, mas pude sentir o clima de la. Encontrei em uma livraria um livrao com muitas fotos e historico do Elvis Presley. Trouxe por 8 euros.

Uma novidade: quem quiser e puder me escrever ou mandar algo pode fazer!!! Tem um endereco em Veneza que eles recebem correspondencias em geral e enviam ao navio. Dai aqui eles avisam que tem carta para nos. Acredito que nao seja mais de R$2 para mandar uma carta para a Italia. Entao, quem quiser mandar noticias, fotos, o que for, mande. PLEASEEE!!! E ainda posso responder com cartao postal.
E preciso esrever deste jeito no destinatario:

Da Silva Vieira, Eli Carlos
Barboy
M/N Costa Victoria
Tositti & Cambiaso - Risso S.R.L.
Santa Marta, Punto Franco, Fabbricato 16
I - 30123 Venezia
ITALIA

Seria muito legal poder receber noticias dai, das pessoas proximas e das que nao sao tao assim.

Esses dias tava listando coisas das quais tenho saudades. Sao coisas simples que faz muita falta aqui dentro (logico sem falar da familia em casa e de amigos).

Saudades de:
Andar na rua em dias de chuva
Barulho na rua, na janela do quarto, ao dormir
Sabados a noite
Domingos em casa
Internet

Essas foram algumas coisas que notei e que sinto falta daqui...

Semana que vem saira a ultima leva debrasileiros que foram transferidos de navio. Cada vez menos brasileiros no Vi ctoria. Dentre os novatos, muitos filipinos e chineses. Tenho conversado muito com uma garconete chinesa, que e muito pequena e tem cara de ter 12 anos de idade. Os asiaticos sao perfeitos em materia de saude e rejuvenescimento.

Domingo e meu aniversario...ate que nao estou mal de passa-lo a bordo. Se fosse o natal, talvez eu morreria de tristeza, mas tudo bem

Num geral, estou tranquilo ate. Uns dias pesam mais que outros, mas e tudo repetitivo. Alguns amigos tem me arrastado para o bar dos triplantes, no fim de expediente, pois eu sempre costumo ir pra cabine e nao curtir a nossa festa. Mas estou aprendendo. E bom, faz parte. voce conhece e e conhecido. Aqui tem muita gente de Praia Grande. Incrivel! Uns mudaram de barco e outros ainda ficarao aqui.

Uma coisa que esta muito em falta aqui e a humildade. Tem muita gente com lances de auto afirmacao. Sao aqueles que ate sao experientes, tem mais de um contrato e quando veem novatos como eu, gostam de "pavonear", se mostrar e dizer que e o melhor e que tem muito a ensinar. O chato e que coisas que me cansei de fazer, estes, coisas que ja aprendi de cor, estes vem e tentam me ensinar de novo, ao estilo deles. Algo que eu ja sei. Ou ainda tem aqueles que te cobram coisas que voce ainda nao sabem, como se dissessem "Voce deveria nascer sabendo disso...". Passo todos estes. Ouco e quando e necessario, faco minha objecao e quando nao e preciso, ouco e finjo que farei, mas permaneco na minha. Agora quando e coisa realmente que nao sei, aprendo e agradeco.

Obrigado mais uma vez a todos que acompanham aqui. Continuem comentando e sempre que possivel leio tudo e respondo. Vale dizer que eu repondo os comentarios todos, mesmo que leve um tempo. E de tempos em tempos podem voltar e conferir seus comentrios, que terao uma resposta Mas pode retornar aos comentarios, que o seu estara la, com minha resposta.

Um aviso: cuidado com eletronicos que se compram em certas cidades. Em Napoles, Italia, tres tripulantes voltam para o barco trazendo pedras ao inves de MP3, notebook etc. Ja tinha ouvido falar disso no Brasil, mas aqui fiquei surpreso com isso. O preco de um iphone por exemplo, ser APENAS 100 euros e um absurdo. E para desconfiar! Aqui o pessoal brinca: "Comprei um Istone" e nao Iphone).

Saudades de casa, dos pais, irmaos!!
Saudade de ligar pros amigos e combinar andar no shopping...

Enfim, saudades que serao resolvidas em novembro.

Temporada europeia

Em navegacao, 17h (meio-dia no Brasil)

Passado o tao falado crossing, quando partimos do Brasil rumo a Europa, chegamos as primeiras cidades na parte europeia. Desde que iniciou a temporada senti muitas mudancas. Neste primeiro cruzeiro ha muitos, mas muitos jovens e muitas, muitas criancas, diferente do que vimos na temporada America do Sul, com a maioria dos passageiros sendo idosos.

Em Tenerife, Ilhas Canarias, na Espanha, nao pude descer. Ja em Funchal, Portugal, eu pude. Estava frio e tinha muita gente bem vestida, para as celebracoes da Pascoa. Entrei na principal catedral local (tenho de consultar minhas anotacoes depois, que estao na cabine) e estava comecando uma das quatro missas solenes do dia. Pude fazer um video curto da procissao do Santissimo Sacramento, alem do coral cantando. E simplesmente louco ouvir os sotaques parecidissimos com o nosso portugues. Percebi que os mais velhos falam de uma forma mais pessoal, meio que de forma arcaica, bem de "soquinho". Ja os mais novos falam mais articuladamente, fazendo soar que nem o brasileiro. Entrei numa loja e nao tive qualquer dificuldade de entender a atendente. Eles usam muitos adjetivos que no Brasil utilizamos de forma poetica, enfeitada. Algo como uma "rua pequenina", para explicar que a rua e curta...

Depois disso desci ontem em Barcelona. Linda. Globalizada. Voce anda e ouve de todo o tipo de idioma, ve todo tipo de gente. No principal corredor, um calcadao lotado de artistas locais, parecidos com os que vemos no Brasil. Estatuas vivas, desenhistas fazendo caricaturas, venedores de passaros, flores e muitas lembrancinhas. Muitos jovens andam, conversam, fumam, andam de moto, bicicleta. Todos muito bem vestidos, parecendo desfilar numa tarde fashion. Batas indianas, africanas, cachecois, cabelos e acessorios diferentes e descoladors. Mesmo assim prefereria conhecer um "lado real de Barcelona", do povo, onde moram, onde comem. Ao olhar as pessoas fiquei imaginando se haveria ali alguem preocupado com algum afazer de casa, tipo "quando chegar, terei de lavar roupa". Nao...aquelas pessoas nao tinham esse tipo de preocupacao...

Voltando ao assunto das mudancas, quero dizer que agora estou bem, tranquilo, depois do episodio da camera digital.
Desde que iniciamos a temporada na Europa, fazemos muito cafe, muito mesmoooo. Para compensar, a maquina de lavar louca quebrou, agora temos de lavar em outra maquina, atravessando com uma bacia de chicaras e copos sujos, entre os passageiros e indo lavar. Quando nao da tempo de lavar, passamos agua apenas e secamos com guardanapos de papel. Chique, nao?? Voces nao tem ideia do como as coisas sao nos bastidores de um cruzeiro chique....
Para ajudar, assim que chegamos tivemos a noticia de que passariamos por inspecao sanitaria. Isto significa que temos de limpar TUDOOOO no bar. Desde copos, utensilios, ate chao, drenos, ralos, pias, teto, ar condicionado, T U D O !!
Fiquei ate as 5h da madruga ontem com os supervisores deixando tudo um brinco para a inspecao que foi hoje. Depois disso, tudo volta ao normal, quando trabalhamos sem seguir necessariamente as normas sanitaria a risca.
Minhas maos voltaram a ficar super grossas, por causa de um outro produto que vai na maquina de lavar, tipo um sabao mais potente. O grande problema e que a mao esta sempre machucada, cortada, ralada e a ferida aumenta em contato com limao ou outro quimico. Vou pedir vaselina no hospital, pois a mao ta muito feia e extremamente crespa. Ha tres dias estou com algo embaixo axila esquerda. Pensei ser assadura, mas nunca tive isso. Dai percebi que era porque eu tava esfregando muito forte esta parte no banho. Nem dava para encostar o braco no corpo, mas agora ta passando.

Minha convivenvia com o indiano esta normal. Nao trocamos uma so palavra, mas gostei da cabine. Cama lado a lado e nao beliche, bau enorme embaixo dela e um banheiro so pros dois (antes era um banheiro para quatro pessoas). Digamos que tenho vantagens e desvantagens nesta mudanca, mas ta valendo. Estou bem, apesar dessa correria do meu bar para o outro levando louca pra lavar. Um peso enorme, mas nada de matar. Quem sabe fico musculoso ?? Mas nao agora, pois desde que chegamos a Europa algumas coisas estao estranhas na parte de comida. Ainda nao tivemos as opcoes de macarrao que sempre tinhamos, nao tivemos mais sorvete (que normalmente temos todo dia). Espero que seja apenas temporario e nao permanente, pois assim fica dificil, tendo apenas arroz....
De resto e isso. A vida segue. Ah! Percebi que nao sinto NENHUMA dor nas pernas mais, ao fim do dia de trabalho, como era antes. As veias da perna e da coxa saltavam quando eu ia pra cabine de noite, pois nao temos tempo NENHUM para sentar. Mas agora nao sinto mais nada! Isso e mutio importante!!

Sobre o p ost anterior, do furto, espero que eu nao tenha passado uma imagem desesperada ou algo do tipo...
Estou bem. Quando digo que choro e normal...sao dias em que se esta mais pra baixo...todos tem esses dias....faz parte.....o choro e algo sincero de si para si mesmo...quando e a unica coisa a ser feita, a unica coisa para a qual recorrer. Sou positivo, sempre, de verdade. As pessoas se impressionam como tenho gas e dedicacao para manter o pique a toda hora e nao perder o humor. Digo que se escolhi estar aqui e como bar boy, devo ser O MELHOR bar boy que eu puder. E naquele estilo "e o que tem para hoje..."

Vou permanecer entrando nesse tipo de internet que da para postar no blog. O outro servico, que custa caro pode pesar no meu salario...entao nao vou abusar, somente por aqui e quando der, entro no servico pago (orkut, email ect)


Ciao a todos, per tutti!
Saudades...
saudades...

de tudo.....de tudo mesmo

eLi

Vergonha de ser brasileiro

Palma de Mallorca, Espanha, 18h (13h no Brasil)

"And I wont cry for yesrterday, there's an ordinary wolrd, somewhere I have to find.
I'll learn to survive..."
(Ordiary world - Duran Duran. sugestao da Carla)

Ciao per tutti

Primeiro explico que a "vergonha" do titulo nao significa que eu me sinto envergonhado de ter nascido no Brasil e de ser, de fato, brasileiro, mas se refere a vergonha que sinto de ver certas pessoas que dao nojo, serem chamadas de brasileiras assim como eu. Vergonha...

Voces vao entender:

Depois de muito tempo sem escrever, venho com algumas noticias de coisas nao muito boas que aconteceram desde a ultima vez que escrevi.
Esta semana descobri que fui vitima de furto dentro da cabine, furto cometido pelo meu cabinmate, o Emmanuel. Ele pegou meu cartao de memoria da maquina digital e passou para um outro brasileiro, que trabalha como seguranca. Nunca fomos amigos, nunca conversamos e ele nunca foi um colega de trabalho legal para mim, ate ai eu poderia superar na boa, pois ele e um dos brasileiros que estao para ser transferidos para outro navio. Falta de profissionalismo, falta de maturidade, falta de coleguismo, ate aceitava, pois era somente ignorar ele e pronto, mas tolerar um crime, isso nao! Eu nao esperava que minhas coisas nao estavam seguras na minha cabine. Inocente eu? Burro? Sei la. So sei que estou aprendendo a saber em quem confiar. A sorte e que procurei as autoridades daqui do barco e CONSEGUI TER DE VOLTA o meu cartao de memoria, intacto e com minhas fotos e videos dentro dele.
Foi assim:
No ultimo sabado, antes da Pascoa, eu nao pude descer em Tenerife por conta daquele treinamento que teve a bordo. Ate escrevi isso no ultimo post. Acontece que eu mal sabia que o Emmanuel, que e bar boy tambem e de Santa Catarina, conseguiu descer em Tenerife. Ele abriu meu armario, abriu minha mochila, abriu o estojo da minha maquina digital e a levou para usar no passeio. TUDO ISSO SEM MEU CONSENTIMENTO. Isso e furto. Furto e roubar algo sem a presenca da vitima. Quando se leva da propria vitima, e roubo.
No dia seguinte fui pegar minha maquina digital para descer na Ilha das Madeiras, em Portugal. Quando fui fazer as primeiras fotos da cidade, acusou que eu tinha poucas fotos para tirar, pois o cartao de memoria nao estava inserido. Gelei na hora, pois EU NUNCA tiro o cartao da maquina, pois ele tem muito espaco ainda. Assim mesmo fiz algumas fotos, queria ter feito videos e nao pude, pois nao tinha memoria.
Voltei, revistei minha parte da cabine, nao achei. Tinha certeza de que eu nao removera o cartao, mas mesmo assim procurei e nao achei.
Fui trabalhar, desesperado (o cartao e do tamanho da unha do dedo midinho, mas tem fotos de todos os lugares por onde passei desde que embarquei (alem de uma foto da minha princesinha Aline, junto com uma amiguinha que parece com ela). No trabalho perguntei para o Emmanuel se ele sabia de algumcartao de memoria que fica dentro de um adaptador, ele me responde que nao sabia e nem tinha visto. Perguntei de novo (sem querer dizer que ele pegou, sem querer acusar de nada). Mais uma vez ele disse que nao. Entao, mais tarde perguntei de novo (como na biblia em que Cristo testa Sao Pedro tres vezes e ele lhe nega as tres) dai Emmanuel disse que nao tinha visto e que ninguem tinha entrado na cabine.
Levei o caso ao meu superior, responsavel por todos do bar, o manager. Ele pediu um tempo, e voltou com o meu cartao, dizendo que pegou com uma terceira pessoa (comprou? ganhou? nao sei, nem quis saber). Imediatamente coloquei o card na maquina e vi minhas fotos de volta e tambem as fotos do meu maravilhoso cabinmate, provando que ele de fato pegara a maquina, usara e ainda mentira para mim. Pedi imediatamente a mudanca de cabine, mas o manager, gerente, nao mudou. Deixei quieto e decidi agir no dia seguinte.
Consultei meus supervisores do bar, philipinos, de quem tanto Emmanuel fala mal, e eles me disseram sobre meus direitos. Fui direto ao staff captain, que e nada mais nada menos a autoridade maxima a quem podemos recorrer, em casos extremos, no navio. Depois dele, somente o comandante, este, com este, nunca falaremos. Fui dizer tudo o que aconteceu, mostrei meu cartao recuperado e ele chamou o Emmanuel, o manager e eu. Falou para o Emmanuel por 40 minutos como uma mae que da bronca no filho. Falou sobre coisas que eu sinceramente estaria envorgonhado de ouvir, no lugar dele. Falou de respeito, privacidade, crime, sobre educacao de berco etc etc. Me senti um pouco melhor, pois meu pedido foi aceito e pude mudar de cabine. Quanto a ele, nao levou nada (assim como os criminosos que no Brasil sao melhor tratados que a vitima, aqui no barco foi igual). A cena foi feia. Ficou MAIS QUE EVIDENTE que ele pegou a camera. Agora nem olho na cara dele. Me mudei na mesma noite. Agora estou na contagem regressiva para que chegue segunda-feira, pois ele sera transferido para outro navio. Fiquei enojado, envergonhado e um monte de coisas mais, inclusive com vergonha de ser brasileiro de novo (a primeira foi com aquele atendente da lan house no porto do Rio de Janeiro e agora com esse cara. Nossa...que nojo dele. Como faz isso com alguem com quem sequer troca uma palavra? E como mente assim???

Depois conto sobre a mudanca de cabine, pois tem um que de provocacao nisso tambem. Acho que o manager nao curtiu muito eu ter levado o caso que ele nao quis resolver por completo ao staff captain que e o segundo comandante do navio. Agora o manager me colocou junto com o Tony, aquele indiano com quem tive aquele desentendimento e agora nem fala comigo. Pelo menos agora sei que nao durmo do lado de um cara que tem habitos estranhos de roubar o que nao e seu. E agora USO CADEADO em tudo.

A voces, futuros tripulantes: cuidado! Sejam espertos. Salvem suas coisas e tenham cuidado para quem voce estara deixando a sua vida exposta. Nao importa se do Sul ou Norte, falta de carater nao tem cara! Sejam espertos!

Ufa! Agora tudo passando. Quando ele for embora estara perfeito! Nao terei que me depar com ele no mesmo bar que trabalho!

Saudades de tudo da terra! Tenho saudades de janela no quarto, de barulho de rua quando vai dormir. Saudades do povo de casa! Domingo, quando me toquei da falta do cartao estava mal e falei com meu irmao Leandro ao telefone, chorei sem ele perceber. Que saudades dele tambem! Choro sempre que falam da pequena Aline. BNossa como sinto falta dela. Talvez por ser a bebe, por ser a unica com quem nao falo ao telefone... Falei, mas nem citei o caso do furto, pois ainda estava investigando e nem sabia quem poderia ter pego. Mas chorei....alias chorar e o que aprendi a fazer aqui, para escapar de tudo. Mas somente as vezes. Aquele choro acumulado, solitario, no banheiro, na hora do banho, quando as lagrimas se misturam a agua... E depois volta a vida de barco, onde (AINDA BEM) nao temos sequer tempo de ter saudades, de ficar triste....

Cuidem-se e mandem noticias aqui nos comentarios!

Desculpem os erros aqui, mas escrevo correndo e aqui nao tem acentos neste teclado.........

Um mes

Santa Cruz de Tenerife (Ilhas Canarias), Espanha - 17h (13h no Brasil)

Ciao per tutti!

Hoje nem pude descer em Tenerife, o paraiso das compras de eletronicos. Tive que fazer um simulado de abandono de navio. Tantos dias para fazer isso e eles colocam justamente hoje, quando estivemos esperando CINCO DIAS de navegacao para pisar em terra europeia. Amanha nada me atrapalhara descer em outra ilha, esta pertecente a Portugal - Funchal, Ilha Madeira.
Amanha completa um mes que eu estou aqui no Victoria! UM MES! E tambem aniversario do meu pai (o meu sera dali a exata uma semana, 18, e o da minha irmanzinha a exatas duas semanas, dia 25! Sem falar que o do meu irmao foi no dia 30...meu Deus e eu nem estou la em casa!)

UM MES AQUI! As vezes parece pouco tempo, mas, por outro lado, parece um ano, diante do MUNDO de coisas novas as quais tive de me adequar e aprender.

Vou fazer algo que nao fiz ate hoje aqui. Vou contar outras coisas daqui que nao sao taaaao legais. Percebi que ate aqui tenho relatado somente as coisas boas que vivi (como sempre, prezo pelo lado positivo), mas quero fazer neste um mes um relato mais diferente...

Ter de lidar com um chefe de outra nacionalidade nao e facil. No meu caso, lido com um filipino. Ele e super profissional, experiente e paciente para ensinar. O problema e que ele eh um pouco bruto ao falar e tratar principalmente os brasileiros. Mas eu explico...
Desde que cheguei tenho sido super paciente, prestativo e polido com todos. Por conta do meu foco e por tudo que ja passei nessa minha vida de quase 26 anos, olho tudo com visao de aprendizado - se escolhi estar aqui, estarei com o meu melhor, SEMPRE! Mas tenho me decepcionado muito com o meu chefe, pois ate mesmo a mim ele destrata as vezes, nao sempre. FATO: ele e experiente e ja trabalhou com MUITOS brasileiros. E quem ja trabalhou em navio sabe qual e a fama "nossa" aqui. Brasileiro, metido a esperto, reclamao, nao gosta de trabalhar, nao obedece o supervisor, nao aceita ser subordinado a certas culturas..etc etc...entao compreendo porque ele nao da colher de cha a ninguem. Mas na maior parte do tempo ele entende que tento mostrar que sou diferente da maioria. Nao e me achando nao, gente, mas desde que cheguei prometi a mim mesmo que nao iria me sentir mal por ser jornalista e estar aqui ferrando minha mao de tanto limpar mesa, pia, paredes com cloro. Tanto que DIVERSAS vezes um supervisor costuma dizer que eu devo descansar mais, quando ele pede por exemplo para tirar todas as bebidas das gavetas do frigobar e limpar e devolver ao frigo e devolver as garrafas. Normalmente ele diz para fazer isso na calma e terminar no outro dia se preciso.Dai eu termino na mesma hora e ele brinca "Nao e para tanto, Eli, lembre-se que voce tem oito meses. Nao queira termina-los num dia so". Mas prefiro assim. Pelo menos quando o chefe chegar e perguntar o que fiz na parte da manha, poderei ser sincero, ao inves de dizer que limpei e quando ele for conferir, nao limpei.
O problema e que este cara nao eh nada polido, educado, nao fala obrigado, por favor ou algo parecido. Ja chorei duas vezes na pantry (cozinha do bar), pois tem dias que voce ja nao esta bem, entao toca aquela musica que te lembra alguem especial de casa, e dai vem o cara te encher de sermao, sem QUERER OUVIR O SEU LADO DA QUESTAO! O segredo com ele e dizer sempre OK, ao inves de mostrar que ele esta errado, mas nem sempre isso e possivel, ate mesmo para mim, um MAR de paciencia.

Ontem aconteceu algo chato, mas que consegui me sair bem. Tem um garcom indiano aqui que tem varios contratos na Costa. As vezes ele tem mania de interferir no trabalho dos outros e querer ser chefe (cuidado voce, futuro bar boy, pois aparecerao muitos querendo te dar ordem, mas somente o bartender pode faze-lo! Ou o manager e seus assistentes). Entao ele veio me dizer como devia proceder na limpeza de snack bowls, tigelas de salgadinhos. Funciona assim: o bar boy lava na maquina e disponibiliza para o garcom secar com guardanapo de pano, de acordo com o schedule (grade de atividades de cada um que varia semanalmente) do cruzeiro. Eu lhe disse que cumpria ordens e que nao mudaria minha forma de lavar as tigelas, somente porque ele queria. Dai ele disse que levaria isso ao conhecimento do nosso gerente, o manager. Eu disse que fizesse o que quisesse. O manager veio ate mim averiguar o que havia acontecido e no fim nem levei bronca, pois este garcom tem um problema (normalmente comum nos brasileiros): SE JULGA ACIMA DE TODOS! Mas neste caso era o indiano. Eu cheguei a elogia-lo e dizer que alem do ingles ele fala muito bem o espanhol, mas tinha um defeito desagradavel: SE ACHA. Aquele que e bom nao faz auto-propaganda: os outros o dao o merito. Enfim, ele nao esta mais falando comigo. Terei de ter cuidado, pois ele e vingativo e pode estar a espreita de uma falha minha para assim me dedurar. Mas tenho algo a meu favor: meu bom trabalho neste um mes a bordo...

Uma coisa e verdadeira: cuidado com quem voce conta sua vida. Nem todos sao confiaveis. Isso e lei na terra e no mar, certo?!

Agora que estamos na europa nao temos mais canais brasileiros na tv.....tenho visto muitos filmes do canal interno. Eles repetem cansativamente. Por exemplo, faz UM MES que passa Crepusculo aqui. Primeiro vi em ingles e depois vi em italiano, doido. â?¬agora a Bella ta falando frances. Ja vi tambem "A Duquesa", muito bom e eu tenho ele em dvd em casa. Vi ainda um filme com aquela atriz que fez "Casamento Gregro", neste filme, que nunca pego no comeco para ver o nome, o tema e uma guia turistica grega que tenta defender o amor pelo turismo historico e nao aquele em que os turistas apenas consomem lembrancinhas e pouco se licham para a historia da cidade. Adorei, meio sessao da tarde, mas valeu. Agora vi que podemos alugar no escritorio do padre varios filmes legais e atuais. Vou tormar esse habito. Peguei "Babel" para comecar!

Mandem noticias aqui, sempre que possivel, please!!

Beijos a todos...
Ciao

Por onde andei, parte 3

Quarto dia de navegacao, 17h (14h no Brasil)
(ate finalizarmos essa travessia, serao 5h a frentedo Brasil)

Finalizo aqui os relatos sobre as visitas que fiz falando das outras duas cidades que conheci, desta vez no Brasil.

Rio de Janeiro. Embora meus planos fossem grandes, nao pude sair direito no Rio. No dia anterior fiquei sabendo que teriamos na parte da manha um encontro de todos os funcionarios do bar para inspecao de maos.Isso significava que meu horario livre da manha havia sido 'matado'. No Rio consegui apenas sair do porto, atravessar a avenida e cair em um centro gigante (esquecio bairro do porto) . Fui ate a farmacia e voltei. Tentei usar a net do Porto, mas nao deu muito certo. Queria baixar as fotos e videos, mas nem cheguei perto disso. Fui tao mal atendido la que fiquei chocado. Uma lan house situada bem no porto, onde circulam diversos passageiros, poderia ter funcionarios mais polidos e gentis. Logo que entrei o atendente berrava com duas clientes argentinas. Berrava e falava grosseiramente com elas. De verdade, me senti envergonhado de estar ali e de dizer que sou brasileiro como ele. Depois disso, foi a minha vez, comecei a perguntar que tipo de servico, tarifcao, pagamento e disponibilidades da lan house. Ele me disse que eu estava perguntando demais. Desisti, sai sem ter feito o que eu queria e assutado com a grosseria do rapaz da lan house. Fiquei tao mal que nem desci no Rio de novo, na parte da tarde na minha outra folga. Me senti como aquela musica da Arca de Noe, de Vinicius de Morais, cantada pelas Freneticas sobre um pintinho novo e inseguro que acaba de nascer (acho!): "Volta pro ovo!!". Foi o que fiz, voltei e nao quis conhecer o Rio. Na passagem por Maceio, Alagoas (dia seguinte) tambem nao desci, pois os atrativos principais de la sao praias e eu nao senti vontade de descer. E so.

Salvador, Bahia. Das cidades que conheci nesste primeiro mes, a que mais adorei! Assim que se chega, ha um batalhao de vendedores de presentinhos e lembrancinhas. Tome cuidado! Eles inventam de tudo para fazer voce gastar. Dao uma corrente de graca, voce fica feliz e entao eles pedem que os ajude comprando um colar de 8 reais. Vale a pena comprar, mas nao por este preco. Quanto a cidade, linda. Cheguei, liguei meu celular e fui falando com meu pai durante todo o caminho e quando olho para o lado o Elevador Lacerda gigante. Com 15 centavos subi o elevador conhecidao e cheguei ao topo da cidade historica. Andando mais, encontro o corredor de casas lindas e chao de pedras - o Pelorinho! Aquele mesmo que Michael Jackson andou em seu clipe. Descendo mais, acho o pavilhao em frente ao Instituto Jorge Amado. Neste pavilhao foi onde Michael esteve rodeado por gente, enquanto um menino franzino tocava percussao para ele. Inimaginavel.
Ao contrario do Rio (que ja estive com a Carla, na epoca da Faculdade e pretendemos voltar com calma) naquele canto da Bahia me senti orgulhoso de ser brasileiro. E muito louco: em cada esquina que se passa, de casas antigas e coloridas, voce ve diversos cursos sendo realizados. Musica, danca, percussao, artes dramaticas. Me assustei quando subia uma ladeira e ouvi gritos. Era uma peca de teatro sendo ensaiada. Depois vi uma procissao com imagens de Jesus carregando a cruz e de Maria tentando ajuda-lo. Parei e fiquei chocado de novo: de repente me lembrei que poderiamos estar perto da Pascoa. Fiquei parado com um amigo daqui do barco, me perguntando se aquela sexta seria a sexta-feira santa. Confesso que fiquei impressionado como eu havia perdido a nocao de tempo e sequer sabia se era Pascoa ou nao. Ao ligar em casa, no mesmo dia, vi que a sexta santa seria mesmo dali a uma semana apenas, ou seja, amanha. Na volta, ao anoitecer ainda tive tempo de passar numa barraca de acaraje e comprar um, por 4 reais. Tirei foto com a baiana, linda, linda mesmo e sorridente! Sai feliz, adorei o acaraje que pensei que ia me causar mal estar por conta da pimenta, mas pedi para colocar pouco. Tem muita coisa misturada no recheio dele, como caruru, camarao e outras coisas dentro de uma massa, especie de pao, frito na hora. Muito bom, mas sobretudo por saber que passei na Bahia e comprei um acaraje da baiana!

Recife, Pernambuco. Esta foi a cidade que eu mais estava ansioso para conhecer. Na descida vi que seria um pouco dificil, pois o porto fica longe da cidade em si. Fiquei olhando, perguntei por taxi e eles queriam cobrar 50 reais pra ir e 50 pra voltar(!!!). Fui? Claro que nao!
Optei por ir de onibus, 95 centavos ate Olinda, o unico lugar mais perto que daria tempo de eu conhecer. No ponto de onibus conheci um casal de passageiros do navio, Silwya e Cristian, polonose e frances. Eles optram por explorar a cidade de onibus tambem. Puxei papo com eles e fomos juntos conhecer Olinda.Eles tinham um guia em frances do Brasil inteiro e eram do tipo aventureiros que curtiam conhecer a cidade andando por ela, sentindo os cheiros, andando entre as pessoas simples, fazendo o que elas fazem, ao inves de entrarem num onibus de excursao da Costa e conhecerem a cidade de dentro dele, no ar condicionado e janelas fechadas. Me impressionei! Fomos tagarelando o caminho todo, pois eles falavam ingles. Eu estava com muito medo de perder a hora, de me perder em Olinda e com esses estrageiros pecebi que meu medo era besta, pois eles que nem portugues falam nao estavam com o menor medo, porque eu deveria estar?? Me corrigi e prometi a mim mesmo ter este espirito explorador que nem o deles. Em Recife me tornei o tradutor deles. Teve uma hora que eles queriam 'Garaneh'...o vendedor entendeu cafe e eu disse que era Guarana...
Conhecemos igrejas antigas (era dia da missa de ramos), fizemos muitas fotos. A polonesa Silwya adorou ver criancas sem camisa e somente de calcinha e cueca a brincar na rua. Tiraram fotos! Disseram que na Polonia (onde ambos vivem) nao se ve criancas sozinhas e tao livres. Compramos algo para beber e de repente a Silwya para e fica olhando para um cara. Ela acabara de ver uma das cenas mais chocantes no Brasil: um homem jogando lata na rua. Ela o olhava, pois nao entendia e acreditava que ele ia pegar a lata e devolver ao lixo do lado dele. Que nada! Expliquei a ela que isso no Brasil e normal, INFELIZMENTE! Voltei de Recife decepcionado por nao ter podido ir a lugares distantes como Brejo da Madre de Deus, Caruaru...etc etc....Mas voltei feliz de ter conhecido amigos diferentes e ter trocado emails com eles. Dentro do barco prestamos servicos a eles, fora dele, somos iguais.

Estas foram as cidades que conheci neste primeiro mes de contrato e definal de temporada na America Latina. E que venha a Europa!!

Ciao

Por onde andei, parte 2

Terceiro dia de navegacao rumo a Espanha, 16h30 (14h30 no Brasil)

Continuando os roteiros por onde passei...

Punta Del Este, Uruguay. Conheci Punta logo depois de Montevideo. Apesar de fazer parte do mesmo pais, Punta tem algumas diferencas. Logo na chegada, temos de desembarcar em lanchas, pois nao ha porto. O cais tem umas linhas pedregosas, onde homens e seus filhos costumam ficar pescando, ou pelo menos tentando...
Depois do cais, na entrada da cidade (que ja e o centro) vi um visual bem diferente do que eu imaginava para uma capital do Uruguai. As casas nas ruas de frente a praia sao muito parecidas com casas tipicas de filmes e seriados americanos de surfistas. Garcas, cadeiras de praia de madeira e pessoas vendendo artigos como cangas, roupas chapeus de praia. Apesar de ser cercada de praia, nao se ve muita gente curtindo a praia, de fato, talvez porque era dia de semana. Vi pessoas vestidas e calcadas, conversando sentados na grama, cadeiras das praias ou sentados em cangas na areia, apenas curtindo o visual para bater papo entre amigos. Nao achei nada demais da cidade, apenas as casas ricas tanto no centro, quanto na orla, como eu disse antes, parecidas com filmes, isso realmente chama atencao. De resto sao casas de cambio, lojas de grife, bancas de jornais e etc. Em uma das praias conheci ainda um monumento famoso do local, com cinco dedos de uma mao aberta que sai da areia da praia - 'La mano de Dios' (tenho de checar sobre isso, mas acredito que seja sim um monumento alusivo a mao de Deus).
Uma outra coisa que me chamou atencao foi eu ficar parado na rua sem semaforo, para atravessar, enquanto um senhor numa moto ficou me encarando. Percebi que ele me esperava para atravessar a rua!!! Quase nao ha semaforos em Punta, pois os pedestres assim que pisam na pista tem o direito de passar...que coisa,nao??
Voltei com algumas fotos, mas sentindo falta de coisas mais simples ou mais peculiares da cidade, que nao fossem predios do Mc Donalds ou do banco Itau (sim, achei em todos os lugares que fui (no Uruguai e Argentina uma agencia do Itau, o meu banco).

Buenos Aires, Argentina. Fazia dois cruzeiros que queria passar por Buenos, mas nao consegui. Por se tratar de cidade de embarque e desembarque, isso significava que a noite anterior havia sido cansativa por demais, uma vez que eram argentinos curtindo a ULTIMA noite no navio, o que significava ficar ate tarde esperando todos sairem do bar. Mas na ultima passagem decidi ir, pois ali nao voltariamos mais neste ano. Gostei da cidade, conhecida e tao falada pelos brasileiro. Visitei de cara uma praca panoramica que era antigamente um forte militar. La ha monumentos com lindas estatutas em homenagem aos combatentes da guerra, acredito que nas Malvinas (tenho de pegar os dados corretos depois, quando for postar as fotos). De la do alto vemos uma boa parte de Buenos.
Minha intencao era chegar na famosa Casa Rosada. Sem perguntar a ninguem sai andando sozinho e eis que encontro a Casa. Como foi facil. E olha que andei muito, sempre prestando atencao por onde se ia para, claro, saber por onde se devia voltar. Normalmente vou deixando pedras imaginarias no caminho, para segui-las na volta. Antes da casa, vi edificios COLOSSAIS, todos em vidros lindos que deixam qualquer um parado por pelo menos dois minutos para observar. Entre as super empresas, vi um logo da Microsoft acima de um arranhaceu.
Como foi bom ver que eu havia enfim achado a Casa Rosada, onde Eva Peron tanto discursou, antes de ser a famosa Evita de "Don't cry for me Argentina".
Estava sozinho e quando isso acontece, fico olhando a procura de algum turista confiavel para que faca fotos minhas. Puxei um "Puede sacar una fotografia, por favor?", quando a menina e seu namorado respondem "Voce e brasileiro ne?", dai a coisa ficou mais facil. Eram turistas do sul do Brasil que visitavam a Argentina. Eles estavam ha dois dias la e a noite veriam um show do Alejandro Sanz (nao sei se e assim que se escreve). Trocamos figuras e ainda pudemos pegar uma visita guiada na Casa, toda em Espanhol. Conheci pavimentos, escadarias em marmore e salas de reunioes impotantes do governo argentiino. Vi a sala das mulheres argentinas homenageadas, entre elas, Evita.
Finalizei fazendo uma foto da sacada onde Evita discursava, imagem conhecidissima daquela mulher linda, vestida muito bem, de coque no cabelo e de gestuais grandes. Na praca de frente havia uma multidao gravando um filme naquele domingo, de estabelecimentos fechados e mendigos dormindo em frente a eles, em uma manha antes do meio-dia.
Esta visita foi de certa forma especial, pois ali vi quao facil e explorar uma cidade nova, de um pais novo, tudo desconhecido!!! Vi que nao ha o que temer, basta ter a cara de pau de sair e prestar atencao, para depois saber voltar. De resto e se comunicar, para chegar onde ser quer. Fiquei mesmo impressionado de estar na Argentina e ter podido andar sozinho, sem qualquer referencia e encontrado pontos interessantes, somente pelas placas e as vezes por alguma informacao de um morador local.
E que venham mais cidades a explorar. Continuarei a postar depois com impressoes das cidades do Nordeste.

Ontem foi niver do meu irmao menor, matei os cinco minutos depois do jantar que seria para escovar os dentes e liguei rapido em casa, falei com meu irmao Jefferson e dei os parabens a ele, dizendo o quanto o amava e a falta que sentia dele e de todos.
Aqui, tudo se repete, mas estou me encontrando. Um monte de amigos meus desisitiram do barco antes deste sair do Brasil. Muitos deles. Eu nem penso nisso. Ralei egastei muito para chegar e desistir. Mas, nao posso julgar os outros, cada um no seu limite e eu no meus objetivos!

Ah, aqui teve um casamento gay outro dia. Um garcom brasileiro do restaurante com um animador italiano. A festa foi no crew bar, bar onde os tripulantes se divertem a noite, depois do trabalho. Aqui a coisa eh mais tolerante quanto a diversidade num geral (culturas, etnias, orientacao sexual etc etc etc). O padre a bordo realizou a cerimonia (simbolica, claro [pois o Vaticano nao aceitaria, em terra, tal uniao])...
De resto, tudo na mesma...se repetindo sempre. Mas o clima eh bem melhor do que quando estavamos com cruzeiros para argentinos apenas. Agora, com europeus o trabalho eh menor. Bom para nos.
Todos que me veem, se surpreendem por eu continuar a bordo, em meio a tantos novatos que vieram depois de mim e desistiram. Eles dizem sempre o mesmo: "voce veio numa epoca boa, onde nao tem de aturar turistas brasileiros, que nao consomem muito, mas dao muito trabalho. Agora, na Europa, tu ganha mais, trabalha menos e ainda conhece lugares loucos". Entao ta, ne??? ehhehe

E vamo que vamo. Sabado, Tenerife, na Espanha, onde todos compram eletronicos, pelo preco muito bom. Eu, que nem meu primeiro salario recebi ainda, nao poderei fazer muito alem de conhecer a cidade, apenas. Depois, dia seguinte, domingo, Funchal em Portugal. Quero conhecer o maximo que puder la, pois adoro o lugar, o sotaque e a musica portuguesa! Depois, terca-feira, Malaga, Espanha e por ai vai...depois posto a lista dos lugares!

Volto mais tarde ou amanha, talvez...
Ciao!